O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

16 | - Número: 038 | 26 de Julho de 2008

Foi ainda abordada a possibilidade de, em 2009, o Presidente visitar as Missões da OSCE no terreno (Balcãs, Cáucaso e Ásia Central) acompanhado por outros membros da AP.
Relativamente à Sessão de Inverno de 2009 (Viena, Fevereiro) foi formalizado um convite ao Presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, para que este discurse na sessão de abertura.
Foram também discutidos os cargos de nomeação presidencial; Representantes Especiais e Comissões Ad-Нос. Para este efeito o Secretariado Internacional irá iniciar contactos tendo em vista a nomeação de novos membros da AP ou, na maioria dos casos, a renomeação dos anteriores titulares.

Assembleia da República, 22 de Julho de 2008.
O Técnico Superior, Nuno Paixão — O Presidente da Delegação, João Soares.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis, para consulta, nos serviços de apoio.

——— GRUPO PARLAMENTAR DE AMIZADE PORTUGAL-ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Relatório elaborado pelo Deputado Mota Amaral, do PSD, referente à deslocação efectuada aos Estados Unidos da América, Califórnia, para as comemorações do Dia da Independência, de 3 a 7 de Julho de 2008

1. Devidamente autorizado por S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República, desloquei-me à Califórnia, nos primeiros dias do mês em curso, a fim de participar, na qualidade de Presidente do Grupo de Amizade Portugal–Estados Unidos da América e a convite do Congressista Devin Nunes, nas celebrações do Dia da Independência no distrito eleitoral do mesmo.
2. A viagem de ida foi feita via Frankfurt e Denver até Fresno; e o regresso por San Francisco e novamente Frankfurt.
3. Fui acolhido com extrema cordialidade pelo Congressista Devin Nunes e sua Família, que me proporcionaram hospitalidade em sua casa, em Pismo Beach, para as festas do 4 de Julho, incluindo um espectacular fogo-de-artifício à beira-mar, ao começo da noite. (Nos outros dias fiquei instalado em hotéis, em Frankfurt, Tulare e San José). No local têm residência secundária muitas famílias de ascendência portuguesa, oriundas dos Açores, residentes no Vale de San Joaquim, uma das zonas agrícolas mais poderosas do Estado da Califórnia, presentemente afectada pela falta de água.
4. Em Pismo Beach, Tulare e Visalia tive ocasião de contactar com grupos de membros identificados com a Comunidade Portuguesa, por ascendência ou casamento, todos cidadãos americanos e muitos deles até há mais de uma geração. Trata-se em regra de pessoas bem sucedidas nas suas actividades empresariais, agrícolas ou outras, eles próprios ou os filhos já qualificados com estudos universitários. Devo destacar a recepção em casa do Casal Phylis e Ron Quinn, em Tulare, dirigentes da Fundação das Cidades-Irmãs Tulare-Angra do Heroísmo, na qual marcaram presença distintos líderes da Comunidade, incluindo empresários, académicos, o juiz do Tribunal Superior do Condado e o próprio Mayor da cidade.
5. Já na viagem de regresso fiz escala em San Francisco e uma deslocação a San José, onde fui honrado com um jantar promovido por um grupo de amigos e conhecidos, todos emigrantes dos Açores, fixados na América ao longo das últimas quatro ou cinco décadas, mas já também cidadãos americanos. A uma rádio local de língua portuguesa dei uma entrevista, que durou cerca de meia hora, versando questões de actualidade nacional, com especial incidência nos Açores.


Consultar Diário Original