O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

17 | - Número: 038 | 26 de Julho de 2008

6. Infelizmente, o encontro previsto com os Congressistas Dennis Cardoza e Jim Costa não chegou a realizar-se, por terem ocorrido para ambos, impedimentos supervenientes. Em todo o caso, com o Congressista Devin Nunes discuti em pormenor a viabilidade de uma comemoração conjunta, na Assembleia da República e no Congresso dos Estados Unidos, do cinquentenário da Lei Kennedy-Pastore, de 1958, que autorizou uma quota especial de imigração para os sinistrados do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, Açores. Comprometeu-se o Congressista em transmitir aos mencionados colegas — e aos outros envolvidos no Grupo Parlamentar de Amizade Estados Unidos da América–Portugal — o esquema apreciado, que incluiria a aprovação de uma resolução evocativa e de apreço pela parte portuguesa e o acolhimento, em Washington, de uma delegação, eventualmente liderada pelo próprio Presidente da Assembleia da República, que faria entrega de tal documento, dando pé para uma reafirmação, da parte americana, da amizade e cooperação existente entre os dois países.
7. Um tal projecto carece de pronunciamento por parte de S. Ex.ª o Presidente da Assembleia da República para ser exequível, indicando-se o mês de Setembro como o mais apropriado, já que em Outubro o Congresso deve estar fechado para a campanha eleitoral.
8. Mencionou o Congressista Devin Nunes o seu empenho na manutenção e mesmo no reforço da operação americana na Base das Lages, nos Açores. Para além do treino operacional de aviões da nova geração, o Congressista falou em diligenciar a inclusão da Base na lista das possíveis localizações do Comando Militar Americano para a África.
9. Das conversas havidas decorre a polarização da vida política americana nas eleições presidenciais. A crise económica é sensível, em especial na alta dos preços, mormente da gasolina (ainda assim, metade do praticado em Portugal…). Daí resultam pressões para o aumento da exploração do petróleo na América, mesmo em zonas ecologicamente sensíveis e, por isso, legalmente protegidas. A insatisfação com a guerra do Iraque e com as políticas da actual Administração é grande. As eleições podem por isso vir a reforçar a maioria do Partido Democrático no Congresso.
10. A Vice-Côncul de Portugal em San Francisco, Dr.ª Manuela Ávila Silveira, teve a gentileza de me contactar ainda antes do início da viagem e compareceu no aeroporto tanto à minha chegada àquela cidade como na partida, proporcionando nesta ocasião um apoio muito eficaz, facilitador dos procedimentos de segurança, habitualmente morosos e até complicados. Por tal facto, fico-lhe muito agradecido.

Assembleia da República, 14 de Julho de 2008.
O Deputado do PSD, Mota Amaral.
A Divisão de Redacção e Apoio Audiovisual.