O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

9 | - Número: 032 | 2 de Junho de 2009

Dia de visitas locais em colaboração com a UNICEF

A UIP organizou, em colaboração com a UNICEF, um conjunto de três visitas temáticas, tendo como objecto programas desenvolvidos nas zonas rurais nos domínios da educação, saúde pública e protecção social. Estes programas evidenciam a preocupação na valorização das jovens adolescentes.
A Deputada Leonor Coutinho participou no programa relativo à saúde pública que se desenrolou durante todo o dia 8 de Abril, na região Oromo, em aldeias e zonas rurais dispersas a cerca de 100 km a sul da capital.
Trata-se de um vasto programa de saúde pública concebido há cinco anos e implementado em todo o país há dois anos pelo governo etíope com a colaboração da Unicef, que permitiu melhorar significativamente a saúde materno-infantil, a nutrição e as condições de vida das famílias rurais. Foram seleccionadas pelas aldeias e associações locais de agricultores 30 000 raparigas das suas comunidades com o 9.º ano de escolaridade que foram formadas durante um ano pela UCICEF e que asseguram, em 15 000 extensões rurais de saúde, o apoio a 5000 famílias por posto.
Estas novas agentes de saúde pertencem aos concelhos de aldeia e têm a responsabilidade não só de atendimento nos centros de saúde mas também a de supervisionarem voluntários que, localmente, acompanham as famílias com crianças, detectando todas as situações de subnutrição. Cada voluntário tem a responsabilidade de 50 famílias e reúne mensalmente, no campo, especialmente com as mães das crianças com menos de dois anos, monitorizando o peso de todas as crianças em cadernetas próprias e enviando-as para as extensões de saúde para receberem vacinas, suplementos alimentares ou tratamentos. As jovens responsáveis pelas extensões rurais também têm a missão de escolher e formar famílias-modelo que ponham em prática e divulguem um modo de viver mais higiénico e sustentável. Salienta-se, em particular, a construção visível no campo de casas de madeira e lama, cobertas de zinco para albergar os humanos e separá-los dos animais.

Nesta deslocação à Etiópia a delegação portuguesa foi convidada para uma recepção na residência oficial da Embaixadora de Portugal, Vera Fernandes, e para um jantar na residência do Conselheiro de Embaixada, Dr. Fernando Coelho, durante os quais teve oportunidade de trocar impressões, não só com os membros do corpo diplomático, mas ainda com membros da comunidade portuguesa residente.
A delegação participou ainda numa recepção organizada pela Embaixada de Espanha e numa outra organizada pela Embaixada do México.

Palácio de São Bento, 22 de Maio de 2009 A Técnica Superior, Isabel Botelho Leal.

(a) A documentação encontra-se disponível, para consulta, nos serviços e apoio.

——— Relatório referente à participação do Deputado Fernando Negrão, do PSD, na reunião da Comissão ad hoc sobre Energia e Desenvolvimento, da Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica, que teve lugar em Gussing, Viena, Áustria, nos dias 18 e 19 de Maio de 2009

Em primeiro lugar, saliento a hospitalidade, a simpatia e a boa organização deste encontro, que proporcionou a realização de um trabalho do maior interesse e de grande qualidade.
Destaco o Deputado Stefan Schennach, do Parlamento Austríaco, que sempre acompanhou todas as delegações com grande disponibilidade, permitindo uma discussão livre e rigorosa da matéria em questão.
A manhã do dia 18 de Maio teve como objecto principal a intervenção de Sua Alteza o Príncipe Hassan Bin Talai, da Jordânia, que fez uma longa e muito interessante intervenção acerca da questão do Médio Oriente, com um maior enfoque nas questões do desenvolvimento e nas energias alternativas.
Foi ainda apresentado o designado «Plano Solar do Mediterrâneo», que mereceu a maior atenção por parte das delegações dados os aspectos inovadores apresentados e, a ser concretizado, a «revolução» que