O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

15 | - Número: 042 | 17 de Agosto de 2009

entendidos, como aqueles que, conforme é do seu conhecimento, estão a dificultar a implementação de algumas das missões da Aliança.» - A guerra no Afeganistão: que estratégia para a Europa? – O Relatório da Comissão Defesa (Doc.
C/2036) foi apresentado pelo Sr. Jean-Pierre Kucheida e pela Sr.ª Françoise Hostalier.
No final do debate, a Recomendação 836 foi aprovada.
- Veículos Blindados Europeus: programas em curso – O Relatório da Comissão Técnica e Aeroespacial (Doc. C/2034) foi apresentado pelo Sr. Axel Fischer e pela Sr.ª Tuija Nurmi.
No final do debate, a Recomendação 837 foi aprovada por unanimidade.
- A segurança europeia e o Médio Oriente– Sobre este ponto da Ordem de Trabalhos, foi apresentado um relatório verbal de informação pela Sr.ª Josette Durrieu.
- Alocução do Sr. Dimitrios K. Katsoudas, Secretário-Geral para os assuntos Europeus, Ministério dos Negócios Estrangeiros da Grécia, em representação da Sr.ª Dora Bakoyianni, Ministra dos Negócios Estrangeiros, futura presidência grega da UEO - PESD: formação europeia e projecto de Erasmus militar – Apresentou o Relatório da Comissão para as Relações Parlamentares e Públicas (Doc. C/2041) o Sr. Yves Pozzo di Borgo.
No final do debate, a Resolução 136 foi aprovada pelo Plenário.
- Alocução pelo Sr. Gunnar Lund, Embaixador do Reino da Suécia em Paris, em representação do Sr. Carl Bildt, Ministro dos Negócios Estrangeiros, futura presidência sueca da UE.
- A PESD e o futuro dos Balcãs Ocidentais – resposta ao relatório anual do Conselho – o Relatório da Comissão Política (Doc. C/2039) foi apresentado pelo Sr. Pedro Agramunt.
No final do debate, a Recomendação 838 foi aprovada por unanimidade, com emendas.
- Alocução pela Sr.ª Ana Trišić-Babić, Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros da República da Bósnia-Herzegovina – Esta alocução suscitou, pela parte da Delegação Portuguesa, uma questão do Sr. Deputado João Bosco Mota Amaral, Vice-Presidente da Delegação: «Foi refrescante ouvir um elemento da nova geração do seu país, e desejo-lhe a melhor sorte. Peçolhe que partilhe com a Assembleia as suas impressões sobre o impacto da criação de um novo Estado, o Kosovo, na região? Qual foi o impacto deste acontecimento na constituição e evolução do seu país?»

- As operações militares da UE: resposta ao relatório anual do Conselho – Apresentaram o Relatório da Comissão de Defesa (Doc. C/2038), os Srs. Andrea Rigoni e René Rouquet.
No final do debate, a Recomendação 839 foi aprovada.
- O papel da EU na luta contra a pirataria – Por parte da Comissão de Defesa foram Relatores os Srs.
Kurt Bodewig, Aristotelis Pavlidis e Tarmo Kõuts (Doc. C/2037). Este ponto da Agenda suscitou, pela parte da Delegação Portuguesa, uma intervenção do Sr. Deputado João Bosco Mota Amaral, VicePresidente da Delegação: «Hoje discutimos o combate à pirataria, e parece que estamos a viver um regresso ao passado. Para muitos de nós, a pirataria pertencia já aos romances, e aos filmes. Mas, de repente, tornou-se uma realidade próxima. Naquele tempo remoto dos piratas, que são apresentados hoje em dia no cinema, de uma maneira aventureira, havia justiça rápida contra a pirataria. Os navios que usavam bandeira negra eram combatidos e afundados imediatamente, e os piratas, se porventura sobreviviam, eram enforcados logo no mastro grande. Mas isso são tempos de passado. O que admira é que hoje nos encontramos perante uma realidade nova, que, como já aqui foi referido por alguns dos oradores, e pelos próprios relatores, aparece claramente identificada como uma forma nova de criminalidade organizada, altamente sofisticada. Não