O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

3 | - Número: 017 | 11 de Fevereiro de 2011

o empenho, dinamismo e a abnegação, que caracterizam esta organização, e sem os quais não seria possível à APM conquistar objectivos importantes que consolidam o seu posicionamento regional e internacional.
O representante da Jordânia, Sr. Marwan-Al Hmoud, e o representante do Egipto, Sr. Abou El-Enein, agradeceram ao Presidente da Câmara dos Representantes de Marrocos a forma gentil como todas as delegações foram acolhidas em Rabat e também a forma como o Sr. A. Radi, pelas suas ideias e actuações, contribuiu para a constituição da APM e para a defesa da região mediterrânica. Em representação da delegação de Portugal, a Sr.ª Deputada Maria da Conceição Pereira, do PSD, agradeceu ao Presidente da Câmara dos Representantes de Marrocos e ao Presidente da APM pela dedicação e empenho na defesa da região mediterrânica e salientou o dinamismo com que as delegações participam nos projectos da APM. A Sr.ª Deputada afirmou também que, embora a sua própria participação nesta assembleia parlamentar seja ainda muito recente, tem já a percepção de que os seus membros debatem problemas muito actuais, não só para o Mediterrâneo mas para o mundo inteiro. Destacou que Portugal é um dos membros fundadores da APM, sendo hoje um país moderno e aberto, que conta com a presença de portugueses em várias regiões do mundo. Concluiu referindo que os participantes na APM são políticos, eleitos pelas respectivas populações, pelo que são responsáveis por resolver os problemas das pessoas, jovens, velhos, mulheres, de todos, tendo que encontrar soluções, propor caminhos que possam ir ao encontro das suas necessidades reais. Por fim, interveio a Sr.ª Athanasia Merenditi (Grécia), que, depois dos agradecimentos, referiu também o facto dos membros da APM serem eleitos pelos povos devendo preocupar-se com os seus problemas concretos, como os fluxos migratórios, e sugeriu que aos Parlamentos nacionais fossem entregues as deliberações aprovadas pela APM e que deles se obtivesse o respectivo feed-back.
Após estas intervenções, o Presidente da APM elencou alguns desenvolvimentos importantes da actividade da APM: Andorra aderiu como membro de pleno direito; a Assembleia Parlamentar Euro-Mediterrânica concedeu o estatuto de membro observador à APM; a APM prossegue os contactos com Espanha para que esta adira à organização, mas, no entanto, têm existido muitas restrições do lado espanhol; aprofundou-se o bom relacionamento com a Organização das Nações Unidas e as suas agências; confirmou-se a parceria com a OSCE (Organização de Segurança e Cooperação na Europa) no âmbito da Bósnia-Herzegovina; as reuniões das Comissões da APM passarão a decorrer em simultâneo com a sessão plenária conforme recomendação de Istambul; será eleito nesta sessão plenária o próximo Presidente e o Bureau da APM cujos mandatos vigorarão até 2012.
Após ter resumido os principais pontos das actividades da APM, o Presidente Rudy Salles deu por encerrada a reunião do Bureau e anunciou que, de seguida, teriam início as reuniões dos grupos geopolíticos (norte e sul). A delegação da Assembleia da República participou na reunião do Grupo Geopolítico do Norte, a qual foi moderada pelo Presidente Rudy Salles, que começou por esclarecer que, no âmbito da APM, o papel dos grupos geopolíticos é muito efémero na medida em que apenas reúnem de dois em dois anos aquando da passagem de mandatos do Presidente da APM e do Bureau. Seguiu-se um debate sobre os lugares susceptíveis de serem preenchidos por membros de delegações representantes de Parlamentos nacionais da margem norte do Mediterrâneo. Ao nível das Comissões Permanentes foram aprovados, por unanimidade, os seguintes nomes:

— Vice-Presidente da I Comissão Permanente — Senhor Fabrice Notari (Mónaco); — Presidente da II Comissão Permanente — Senhor Francesco Amoruso (Itália); — Presidente da III Comissão Permanente — Senhora Askin Asan (Turquia); — Vice-Presidentes da APM: Senhora Bariza Khiari (França) e Senhor Majallie Whbee (Israel).

Foram ainda designados os relatores de responsáveis por elaborar os relatórios e propostas de resolução dos grupos especiais de trabalho. Neste âmbito, a Sr.ª Deputada Maria da Conceição Pereira, do PSD, foi designada Relatora do Grupo Especial de Trabalho sobre as Questões do Género e da Paridade, integrado na III Comissão Permanente.
Após os agradecimentos dos membros nomeados, o Presidente R. Salles deu por encerrada a reunião.
No dia 29, conforme a agenda, o Presidente da APM abriu a 5.ª Sessão Plenária da APM. Em primeiro lugar, agradeceu ao Presidente da Câmara de Representantes de Marrocos e ao Presidente da Câmara dos Conselheiros de Marrocos o bom acolhimento concedido a todos os participantes. De seguida, considerou que