O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | - Número: 017 | 11 de Fevereiro de 2011

de financiamentos, que não estão facilmente disponíveis, em particular para os países da margem sul do Mediterrâneo. As delegações presentes aprovaram o relatório e a proposta de resolução por unanimidade.
Com a aprovação destes documentos o Sr. Abdellatif Abdouh, Presidente da III Comissão Permanente, deu por encerrada a reunião e desta forma ficaram concluídas as apresentações das actividades realizadas no âmbito das três Comissões Permanentes, no último ano.
Após um breve intervalo, o Secretário-Geral da APM, Sergio Piazzi, fez um balanço da situação financeira da organização. Informou que a APM conseguiu cumprir as suas metas graças à boa execução do orçamento estipulado para 2010. O facto de a maioria dos Estados-membros assegurar o pagamento da respectiva quota anual é essencial para a boa prossecução do plano de actividades da APM. O Secretário-Geral concluiu, fazendo um apelo a todas as delegações no sentido de pagarem as suas contribuições, relativas a 2011, no decorrer dos primeiros meses do ano.
Seguidamente, o Presidente Rudy Salles agradeceu ao Secretário-Geral da APM todo o apoio e acompanhamento concedidos durante o período do seu mandato que agora finda. Elogiou o espírito de equipa e pro-actividade existente entre as delegações da APM que considerou serem essenciais ao cumprimento dos objectivos que esta organização preconiza. Por último, fez um agradecimento especial a todo o staff da APM e da Assembleia Nacional Francesa que o assessorou nas suas funções de Presidente. Cumprindo a agenda de trabalhos, o Presidente cessante informou as delegações presentes sobre as decisões que foram tomadas pelos grupos geopolíticos relativas às designações do novo Bureau e nesse sentido anunciou os nomes propostos para o biénio 2011/2012:

— Presidente da APM — Sr. Mohamed Abou El Enein (Egipto); — Vice-Presidentes — Sr.ª Bariza Khiari (França), Sr. Majallie Whbee (Israel), Sr. Tayseer Quba’a (Palestina) e Sr.ª Houda Bizid Blaiech (Tunísia); — Presidente da I Comissão — Sr. Abdelwahed Radi (Marrocos); — Presidente da II Comissão — Sr. Francesco Amoruso (Itália); — Presidente da III Comissão — Sr.ª Askin Asan (Turquia).

A composição do novo Bureau foi aprovada por unanimidade e o Presidente cessante anunciou ainda as vice-presidências das Comissões Permanentes que foram igualmente aprovadas, a saber:

— Vice-Presidente da I Comissão — Sr. Fabrice Notari (Mónaco); — Vice-Presidente da II Comissão — Sr. Abdel Hadi al-Majali (Jordânia); — Vice-Presidente da III Comissão — Sr. Edgar Maalouf (Líbano).

Depois de confirmada a nova composição do Bureau, o Presidente recém-eleito, M. Abou El Enein, proferiu o discurso inaugural do seu mandato, agradecendo a todos o voto de confiança e declarando que será uma honra dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelos anteriores Presidentes da APM. Reafirmou o seu compromisso em promover, com os meios ao seu alcance, a estabilidade, o desenvolvimento e a paz na região mediterrânica. Após esta intervenção todos os chefes de delegação usaram da palavra para felicitar o Presidente Abou El Enein e desejar-lhe os maiores sucessos. Em nome da delegação de Portugal, a Sr.ª Deputada Maria da Conceição Pereira, do PSD, agradeceu o acolhimento do Parlamento marroquino, congratulou o Presidente recém-eleito e desejou os maiores êxitos aos novos membros do Bureau. Expressou ainda um agradecimento especial ao Presidente cessante pela forma empenhada como defendeu a actividade da APM e dos seus membros e, por fim, assumiu o compromisso de, enquanto relatora agora designada pelo Grupo Especial de Trabalho sobre as Questões do Género e da Paridade, trabalhar com dedicação e em parceria com a Presidente da III Comissão Permanente da APM e restantes delegações, no sentido de elaborar um bom relatório.
Antes de encerrar a sessão plenária foram entregues os Prémios APM. Estes são atribuídos anualmente e visam premiar as pessoas e/ou instituições que mais se destacaram na defesa, promoção e divulgação da região mediterrânica, em geral, e da APM, em particular. À delegação portuguesa foram atribuídos dois prémios: um ao Sr. Deputado Mota Andrade, do PS, enquanto membro do Bureau agora cessante, e outro à