O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

7 | - Número: 006 | 30 de Outubro de 2012

Nós vivemos num mundo cultural muito eurocêntrico – contou vários exemplos de situações “lost in translation”.
Angelo Iacovella, Professor de língua Árabe e Literatura na Universidade Livre Roma, interveio sobre a importância da cultura no ensino das línguas. Notou que hoje há uma maior pré-disposição dos jovens para aprender línguas orientais, como o árabe e o chinês, do que há uma geração atrás. Neste contexto, os responsáveis pelo ensino destas línguas não podem deixá-lo de fazer se não paralelamente com o ensino de aspetos de interculturalidade: conhecer a cultura árabe, tentando perceber e conhecer os seus diferentes aspetos duma perspetiva diferente da imagem estereotípica que chega através dos média ocidentais, através de uma visão laica e construtiva sobre as diversas religiões da região Sobre a Carta Mediterrânica de Valores, interveio o Eurodeputado Franck Proust (EPP– França), por impossibilidade da presença na reunião do Eurodeputado Ioannis Kasoulides (EPP – Chipre). Sugeriu a criação de um Grupo de Trabalho para elaborar esta Carta com base no relatório anteriormente aprovado por unanimidade na reunião plenária em Rabat, março 2012. Seria assim constituído um Grupo integrado por membros de parlamentos do norte e do sul do mediterrâneo e reunir-se-ia em Bruxelas.
O Presidente Gennaro Malgieri referiu que é uma prioridade desta Comissão a Carta de Valores, propondo que seja criada uma Comissão de Redação. Sobre este assunto, o Deputado Eduardo Cabrita (PS) lembrou que este trabalho começou durante a Presidência italiana do Bureau, e durante a Primavera Árabe, com o objetivo de se discutir “os nossos valores comuns”. Manifestou o seu apoio ao Presidente da Comissão sugerindo que na próxima reunião do Bureau, prevista para 12 de novembro em Bruxelas, proponha a ideia da Comissão de Redação para que esta prepare um projeto da Carta para depois ser aprovada em Plenário da AP-UpM.

Encerramento dos trabalhos O Presidente Gennaro Malgieri encerrou os trabalhos e informou que deverá ser agendada uma reunião conjunta entre a Comissão e o Grupo de Trabalho EMUNI (Universidade Mediterrânica) em Bruxelas no início do próximo ano e a reunião da Comissão deverá ter lugar a 30 de janeiro de 2013.

Palácio de S. Bento, 18 de outubro de 2012.
A Assessora Parlamentar, Isabel Botelho Leal — O Presidente da Delegação, Fernando Negrão.

Nota: Os anexos encontram-se disponíveis para consulta nos serviços de apoio.

———

Relatório elaborado pelo Deputado Mendes Bota, do PSD, relativo à sua participação na Conferência organizada pela WAVE (Women Against Violence Europe) e em reuniões bilaterais, da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE), que decorreu em Londres, no dia 18 de outubro de 2012

RELATÓRIO N.º 63

No dia 18 de Outubro de 2012 participei, 14.ª Conferência da WAVE, este ano subordinada ao tema “Stop Violence Against Women: Whose Voices? Whose Needs? Whose Decisions?”, tendo feito uma intervenção na sessão de abertura como Key Note Speaker, cujo texto figura em anexo ao presente relatório.
Seguiu-se um debate, e fiz uma intervenção para responder às numerosas questões que me foram colocadas por várias participantes.
Aproveitando a viagem, e na qualidade de Relator Geral sobre a Violência Contra as Mulheres, tive duas reuniões bilaterais com as seguintes entidades: