O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

40 | - Número: 016 | 5 de Março de 2009

Gráfico 18. Evolução relativa das irregularidades detectadas

40.0%
42.5%
45.0%
47.5%
50.0%
2006 2007 2008 Anos Fonte: DGAIEC 2.2.2.1 Acções conjuntas No âmbito das suas atribuições a DGAIEC participou durante o ano de 2008, e em alguns casos também planeou, em 19 operações, quer de âmbito nacional quer de natureza internacional. Grande parte destas operações implicou uma cooperação com outros Estadosmembros, tendo sido direccionadas para o combate ao tráfico internacional de drogas, de tabaco, de mercadorias altamente tributadas e mercadorias contrafeitas ou pirateadas.
Para além destas operações, a DGAIEC planeou, realizou e avaliou cerca de 1000 acções conjuntas, a nível regional, com a participação da DGCI, SEF, BF, PSP, ASAE, IGAC, ACT, ISS e IGAOT. Refira-se, ainda, como factor relevante, que a generalidade destes controlos é direccionada para os produtos sujeitos a IEC (bebidas alcoólicas, tabacos e óleos minerais), ISV, IVA, contrafacção e resíduos.
Caixa 6. Principais métodos e mecanismos antifraude utilizados pela DGAIEC ƒ Suportes de informação antifraude.
ƒ Cooperação administrativa internacional.
ƒ Cooperação com outros países e organizações.
ƒ Auditorias prévias.
ƒ Acções de fiscalização.
ƒ Acções conjuntas.