O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

42 | - Número: 015 | 1 de Abril de 2011

ilegal, destacam-se os fluxos para território europeu, provenientes de África, da América Latina e da Ásia. No âmbito da proliferação, é de salientar as actividades de Estados que se configuram como potenciais ameaças para a paz e segurança mundiais.
Relativamente às ciberameaças, destacam-se a Internet jihadista e condutas de Estados que desenvolvem ou patrocinam actividades crescentemente agressivas no ciberespaço. O tráfico de armas, as suas rotas, agentes e factores de potenciação continuam a afigurarse como ameaças que afectam de forma substancial regiões que têm fortes ligações histórico-culturais a Portugal: onde residem importantes comunidades nacionais; países próximos onde existem outros importantes interesses nacionais; ou países onde subsistem conflitos armados. A progressiva expansão das actividades e operações clandestinas por parte de alguns Serviços de Informações – muitas vezes ditada por estratégias governamentais expansionistas – configura uma crescente ameaça global à segurança dos Estados e por isso inspira preocupação aos serviços de informações.