O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

eficaz apoio do Sr. Vice-Presidente. Como tal, o Grupo Parlamentar do PS congratula-se com a forma como decorreram os trabalhos em Comissão.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Lino de Carvalho.

O Sr. Lino de Carvalho (PCP): - Sr.ª Presidente, também queremos acompanhar a Sr.ª Presidente no sublinhado que fez quanto à forma como decorreram os trabalhos e, em particular, o esforço desenvolvido por todos os funcionários dos diferentes serviços de apoio que nos acompanharam ao longo destes dias, com particular realce para aqueles que, como a Sr.ª Presidente sublinhou, estiveram mais directamente envolvidos na recepção, classificação, elaboração e distribuição das propostas e organização dos dossiers. Quero, pois, sublinhar este facto e propor que, se for caso disso, seja comunicado a quem a Sr.ª Presidente entender, em termos do funcionamento administrativo da Casa.
Para além disto, também queremos sublinhar o trabalho da Mesa, dos membros do Governo, dos funcionários da Direcção-Geral do Orçamento que estiveram também aqui connosco nestes dias. E, de todos, quero realçar o esforço da Sr.ª Presidente para procurar gerir o que às vezes parece não ser gerível nesta fase do debate orçamental.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Rui Rio.

O Sr. Rui Rio (PSD): - Sr.ª Presidente, quero também associar-me às palavras da Sr.ª Presidente no que concerne aos funcionários da Casa, mais propriamente aos que estão a prestar apoio à Comissão de Economia, Finanças e Plano e dizer que tal não é inédito, pois já nos outros anos as coisas se têm passado de forma positiva. Associamo-nos também aos Grupos Parlamentares do PS e do PCP no que concerne à condução dos trabalhos pela Mesa e à disponibilidade dos Srs. Membros do Governo e dos funcionários do Ministério das Finanças.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Deputado Francisco Louçã.

O Sr. Francisco Louçã (BE): - Sr.ª Presidente, quero, brevemente, subscrever as suas palavras de agradecimento aos funcionários, aos técnicos e a todos e todas os que participaram neste debate, não deixando, no entanto, de dizer que a eficiência da condução dos trabalhos pela Mesa faz suscitar alguma atenção à importância do rigor ao longo deste debate.
Terminado o debate na especialidade em Comissão entramos na fase final da discussão em Plenário e formulo votos para que, ponderadas as lições deste debate, possamos, em Plenário, beneficiar não só do trabalho aqui feito como também de uma maior abertura política em atenção à diversidade do debate e das propostas ainda em discussão.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra a Sr.ª Deputada Maria Celeste Cardona.

A Sr.ª Maria Celeste Cardona (CDS-PP): - Sr.ª Presidente, quero associar-me de uma forma muito veemente às suas palavras e às dos meus colegas no que diz respeito à colaboração de todos os funcionários da Comissão, a quem presto as minhas homenagens pela competência, pela simpatia e pela forma como ajudaram ao desenvolvimento destes trabalhos. Quero ainda agradecer especialmente à Mesa, presidida por V. Ex.ª, a forma rigorosa e séria como este debate foi conduzido e também aos membros do Governo aqui presentes.
Partilho as palavras do Sr. Deputado Francisco Louçã - aliás, somos os dois novatos no debate do Orçamento -, no sentido de que o trabalho aqui desenvolvido, da minha parte e penso que da parte de todos, com a maior seriedade e honestidade, irá porventura dar alguns frutos, assim o espero, no desenvolvimento e na continuação destes trabalhos em Plenário.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Secretário de Estado do Orçamento.

O Sr. Secretário de Estado do Orçamento: - Sr.ª Presidente, não sei se é normal um membro do Governo intervir neste momento, mas quero associar-me aos grupos parlamentares na felicitação da Sr.ª Presidente pela condução dos trabalhos que nos permitiu chegar às 13 horas e 15 minutos de hoje com a discussão terminada, o que, a meu ver, demonstra uma grande eficiência.
Se me é permitido, como observador exterior, também gostaria de associar-me às palavras amáveis da Sr.ª Presidente para com os serviços da Assembleia da República, que nos deram provas de uma grande eficiência, tratando de nos fazer chegar os papéis nos momentos propícios para que esta discussão pudesse ser conduzida na posse da última informação.
Como membro do Governo da tutela, gostaria ainda de fazer uma agradecimento ao Sr. Deputado Lino de Carvalho pelas amáveis palavras que teve para com uma direcção-geral que considero ter uma grande eficiência, pelo meu conhecimento da Administração Pública, que é a Direcção-Geral do Orçamento, cujos funcionários ainda ali estão, que nos ajudaram - a mim, em particular -, ao longo de todos estes trabalhos.

A Sr.ª Presidente: - Srs. Deputados, estão terminados os nossos trabalhos, pelo que declaro encerrada a reunião.

Eram 13 horas e 15 minutos.

A DIVISÃO DE REDACÇÃO E APOIO AUDIOVISUAL