O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

 

uma das autarquias, os contornos da resolução do Conselho de Ministros, que tem a ver apenas, como na altura também referi, com as obras em espaço de jurisdição municipal.
Assim, neste sentido, já estão programadas várias reuniões com os clubes e com as câmaras e posso adiantar-lhe, desde já, as seguintes: amanhã haverá uma reunião entre o Ministério da Juventude e do Desporto, o Ministério do Equipamento Social, a Câmara Municipal de Lisboa e o Sporting Clube de Portugal, para acertar o dossier Sporting; na segunda-feira, de manhã, teremos reuniões no Porto, com a Câmara Municipal do Porto, o Futebol Clube do Porto e o Boavista Futebol Clube; na segunda-feira, à tarde, teremos reuniões com a Câmara Municipal de Braga e com a Câmara Municipal de Guimarães para acertar, em cada um dos casos, o dossier relativo a cada um desses clubes e câmaras; e assim sucessivamente.
Portanto, provavelmente, o dossier Sporting ficará fechado na sexta-feira, os outros que mencionei ficarão fechados na segunda-feira, e espero que os relativos às restantes câmaras e clubes sejam fechados ao longo da próxima semana. Porquê? Porque depois de termos definido o que é que entra no espírito da resolução e aquilo que já é, naturalmente, responsabilidade do Estado, ainda há algumas áreas que não estão suficientemente explicitadas e isto faz parte daquele trabalho que é preciso que a administração central, as câmaras e os clubes façam para que as coisas corram bem.
Logo que o dossier esteja fechado vamos trazê-lo, aqui, e explicar, convenientemente e com toda a clareza, aos Srs. Deputados, quais foram as responsabilidades que o Estado assumiu em relação a essa matéria.
Por conseguinte, não há qualquer atraso, não há qualquer problema, tudo tem corrido bem; há apenas acertos a fazer, porque a administração central, no que tem a ver com a parte das estradas, pensa que algumas das obras que foram propostas carecem de uma ou outra especificação. Por isso, vamos fazer essa especificação e, provavelmente, no período de uma ou duas semanas, no máximo, estaremos, aqui, convosco para vos dar toda a informação.
Tive, aliás, oportunidade de falar com o presidente da comissão que acompanha o dossier Euro 2004 e pareceu-nos bem, e ele a mim também, que deixássemos passar a fase de discussão do orçamento, para logo a seguir podermos tratar da matéria relativa ao Euro 2004 mais aprofundadamente.
Em relação à questão do estacionamento, ela não está ainda decidida, porque não há uma pressa muito grande em relação a isso.
Nós já temos os montantes e já sabemos o que pode implicar cada uma das decisões que tomarmos sobre isso. Neste momento, já tenho em meu poder um dossier que diz quais são as responsabilidades que teremos de assumir em função das decisões que tomarmos; diz-nos que se optarmos pela solução a as responsabilidades são x; se optarmos pela solução b as responsabilidades são y. Mas não havendo ainda uma decisão, porque estou a procurar trabalhá-la com as câmaras e com os clubes envolvidos, também poderemos falar mais, em especial, sobre isso depois.
Apenas para terminar, queria dizer-lhe, Sr. Deputado, que não tenho qualquer pretensão de tutelar o desporto escolar; a única pretensão que tenho nesta área é a de criar condições para que tenhamos uma coordenação eficaz entre aquilo que me parece ser o triângulo-chave do problema, isto é temos de ser capazes de criar uma coordenação entre o desporto escolar, as autarquias e o movimento federado que dote o sistema de eficácia.
Penso que aí existem alguns problemas que temos de resolver e estamos a procurar uma solução para isso no âmbito do tal plano de médio e longo prazo de que lhe falei, que inclui diversas possibilidades de desenvolvimento e que a seu tempo também espero trazer aqui.
Portanto, não há qualquer pretensão de tutela, nem qualquer incomodidade da minha parte por ter procurado que este primeiro período do meu mandato fosse um período de honrar compromissos. Penso que isso é essencial. Quem "chega" tem de honrar os compromissos que foram assumidos pela pessoa que "saiu", o que acontece não apenas em relação à mudança de ministros mas também em relação à mudança de governos, mesmo quando saídos de eleições.
Há orientações, há decisões que não podem ser alteradas apenas porque há uma mudança de governo ou de ministro; os compromissos são do Estado e têm de ser honrados pelos seus diversos protagonistas.

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Sr.ª Presidente, peço a palavra.

A Sr.ª Presidente: - Sr. Deputado, se for para fazer outra intervenção não lha posso dar.

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Não é para uma intervenção, Sr.ª Presidente.
Se me desse licença, gostaria de levantar apenas uma questão sobre uma pergunta concreta que fiz ao Sr. Ministro da Juventude e do Desporto, à qual ele não respondeu, talvez por esquecimento, e que se prende com o apoio à organização de eventos internacionais.
Perguntei-lhe concretamente sobre as Federações Portuguesas de Andebol e de Hóquei em Patins, mas o Sr. Ministro respondeu-me, de uma forma vaga, dizendo que apoia todos os eventos internacionais e lembro que estamos a falar de candidaturas que têm de ser feitas agora.
Sei que o Sr. Ministro lê os jornais, porque, de vez em quando, diz que teve conhecimento de algo através dos jornais, e como também já é público o descontentamento destas duas federações relativamente ao apoio do Governo, gostaria de saber se nos pode adiantar alguma coisa sobre este assunto e penso que só não o fez por esquecimento.

A Sr.ª Presidente: - Tem a palavra o Sr. Ministro da Juventude e do Desporto, para responder.

O Sr. Ministro da Juventude e do Desporto: - Sr.ª Presidente, Sr. Deputado Hermínio Loureiro, não foi por esquecimento que não falei nesse assunto; não conheço esses problemas e não tenho de ter conhecimento deles pelos jornais.
Se as pessoas em questão tivessem falado comigo em vez de falarem com o Sr. Deputado, nós já teríamos resolvido os problemas.

O Sr. Hermínio Loureiro (PSD): - Eles não falaram comigo; eu leio os jornais!

O Orador: - Não tenho conhecimento de qualquer tipo de problema.