O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 175)

alguma, senão que elles não quizeram acceitar por escrúpulos, ou caprichos; e o Deputado, de que se tracta, não quer porque não póde avista dos motivos sinceros, que apresenta , mas todos concordam em não acceitar; e os motivos dos primeiros de certo não merecem prémio com preferencia aos do actual.

Pela minha parte declaro que sinto profundamente a perda do Deputado, que se escusa; porque o seu caracter, probidade e intelligencia é tal como acaba de testemunhar o Sr. relator da Commissão, que o conhece, e eu com especialidade: servi com elle na camara municipal de Coimbra perto de dous annos, e nunca lhe observei quebra alguma no seu caracter. Em Coimbra assaz conhecido é elle, e os motivos, porque não acceita; mas elle expo-los para que o Congresso, e a nação o julgasse com conhecimento de causa; e assim approve-se embora esse parecer, mas desse outro sobre o caso, porque o que se leu não é adequado.

O Sr. Barjona: - Eu entendo que não ha outra cousa a fazer, senão approvar o parecer da Com missão: acarta vem concebida de tal maneira que não nos deixa alternativa.

O Sr. Leonel: - A Constituição diz: nenhum Deputado sem motivo permanente justificado perante as Cortes pode ser dispensado; a falta de fortuna não teve a Constituição era vista: o Sr. Deputado á esse o motivo, que allega, não pode á vista da Constituição ser legalmente dispensado; quanto ao que se apontou respeito ao Sr. Constancio não milita, porque elle estava em um paiz estrangeiro, o que não vem para ocaso presente: voto pelo parecer da Commissão.

O Congresso julgou a matéria discutida.

Posto o parecer á votação foi approvado.

O Sr. Presidente: - Deu a hora; a ordem do dia para a sessão seguinte é a continuação da discussão da constituição; está levantada a sessão.

Eram quatro horas da tarde.