O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

( 110 )

apresente esses requerimentos e seus despachos ; e então se conhecerá se ò que eu digo e ou não verdade. Sr. Presidente , eu fallo aqui, mas o que eu dissqr h» de ser ouvido naqueila Província, porisso o que eu disser ha de ser a verdade para não pás-sar por mentiroso.

Sr. Presidente, indeferiram-se alguns requerirnen-í

Dlssfí-se também que houveram grandes violências em filiar de Maçada, e que para alli foi um destacamento, é verdade que foi, "e muito bem rnan»

dado na minha opinião; eu digo a razão; Parada de Pinhão em outro lernpi era Cabeça de Concelho, e foi depois da nova divisão de território que a Cabeça de Concelho pas*ou para Villar de Maçada, d'aqui resultou rivalidade entre estes dous povos, e nunca se reúnem que n ao tenham desordem, isto por discussões não políticas, mas de localidades; havia-para as eleições uma só assentad-a, urna só assembléa que era em Vil'la\r de Maçada, e tinham de concorrer a eHa os eleitores de S. Louren-ço , e de Parada de Pinhão; se não se desse protecção a estes qual seria a consequência? Grandes . desordens, e estes- eleitores não poderem dar seu voto, è resultaria d'aqui o ficarem senhores da urna tão sóínente os eleitores de VsYlar de Moçada. Sr. Piesideníe, os partidos da Opposição tentaram ao principio levar ao Collegio eleitoral seus candidatos , porém reconhecendo as 'ajuipalhias que tinham, e que levariam quando muito seis eleitores, no que fariam reconhecer a sua impopularidade resolveram outra cousa, e foi a de inventar falsidades o que fizeram—não se poupara m, Sr, Presidente , não se pouparam a esforços, e fraudes, recor* reram a todos os meios; porém o seu resujudo não correspondeu ao seu desejo —Para colorirem a sua derrota, para encobrirem a sua fraqueza} recorrem aos meios de que sempre se servem os vencido* — queixam-se de violências que se não fizeram, inventam a existência de factos que ningoernr viu ; mas cuja existência cumpria provar o Sr. Deputado que os allega 1 Disse-se qu« em Mesno-Frio houveram violências, mas quaes forantellis? Dissr-se n*urn Periódico que eu tinha apparecido em Meaâo-F-io durante as eleições, forte novidade! pois eu tendo alli parentes chegados, como são mãi e cunhados seria para admirar que eu alli fos.e? B que alliap-pareces^e, CAÍDO appareci, was muito antes das edições? Mas dissesse que houveram violências, e :é preciso dizer o que houve, aquelle Concelho dava um eleitor , e propoz-se a candidato o Administrador do Concelho, e ao mesmo tempo o Presidente da Camará, ambos por conseguinte ae cbocaram, mas o Governo não tinha interesse em Fazer violea-cias, porque a questão não era sobre qual das opiniões política» devia vencer, mas sim sobre quaes -dos dous homens da mesma opinião de%'ia ser eleitor, conle-se isto, mas não ré digam faísidade.-,. Sr. Presidente, Mesão Frio teve se npre uma mesma opinião, haja vista a todas as épocas, em todas as •épocas os cai listas alli tetn vencido.