O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

156 DIARIO DA CAMARA DOS SENHORES DEPUTADOS

Todo este bello conjuncto custou apenas:

Réis
edificações principaes .... 198:000$000
annexos .... 54:000$000

e conserva-se sob a vigilancia activa e philantropica do seu intelligente creador o sr. Godin!

Exemplo raro do amor do proximo, lição proveitosa do aproveitamento do principio da associação, que dá a umas centenas de familias a abundancia, o socego, e mesmo as commodidades, que parecem ser partilha apenas dos ricos e afortunados!

Santa e boa communidade, que faria estremecer de jubilo o grande philosopho do phalansterio, Fourier, se elle podesse ver a esplendida realisação de uma parte da sua generosa idéa, da sua famosa utopia!

Factos d'esta ordem podiam ser citados em diversos paizes, em que as poderosas companhias ou grandes industriaes comprehenderam a conveniencia de facultarem a habitação, o sustento e mesmo a educação aos seus operarios; conveniencia que se traduz por um lado em maior perfeição e utilidade do trabalho e por outro nas ligações benevolas e affectuosas entre patrões e operarios, entre o capital e o salario.

Entre nós alguma cousa se tem feito igualmente; a timidez dos nossos esforços mais se deve attribuir ao pequeno desenvolvimento das nossas industrias, á exiguidade do nosso capital industrial, do que ao esquecimento das necessidades das classes desvalidas.

A companhia lisbonense de fiação e tecidos desde 1873 que encetou este humanitario assumpto, fazendo construir n'esse anno um pequeno grupo de casas para habitação dos seus operarios.

De então para cá a companhia tem levantado outros grupos, que actualmente albergam 49 familias, formadas de 186 pessoas.

Esta generosa tentativa, uma das primeiras se não a unica entre nós, merece especial menção e cordial incitamento, por isso reunimos no mappa seguinte alguns elementos, que lhe dizem respeito durante o anno de 1883.

[Ver tabela na imagem]

(a) A companhia calcula os terrenos a 2$000 réis o metro quadrado, segundo o preço por que têem sido vendidos nas proximidades.

Deve observar-se que a companhia, como é justo, reserva as suas casas para os operarios mais antigos e distinctos, preferindo-os aos inquilinos estranhos, os quaes aliás lhe poderiam dar superiores vantagens; assim, as rendas mensaes são mais elevadas para estes, do que para aquelles.

As casas são em geral relativamente amplas e commodas e as rendas, assás economicas, são fixadas mensalmente segundo a tabella seguinte:

[Ver tabela na imagem]

D'aqui se deprehende que a companhia poderia auferir resultados financeiros superiores aos que aufere se não preferisse, muito intelligentemente, alugar as suas casas aos empregados da fabrica; sendo certo, por outro lado, que as casas, já pela sua posição, já pela sua relativa barateza, são muito procuradas.

Não deixaremos de consignar neste ponto o louvor que merece a tentativa da companhia; e como representantes do povo, que somos, em nome d'elle dar o justo e merecido valor a tão util emprehendimento, fazendo votos sinceros para que a companhia desenvolva e augmente ainda as suas construcções, creando os annexos indispensáveis para completar a sua bella obra.

Ao governo aconselharemos e recommendaremos, que em tentativas d'esta ordem teve sempre a sua poderosa protecção até onde for util e conveniente, e pelas fórmas que julgar mais praticas e exequiveis 1.

Expostas aquellas generalidades e apresentados estes factos, que pareceram dignos de menção, já para esclarecer a essencia do assumpto, já, e principalmente, para demonstrar como tem sido cuidado nas mais cultas nações; vamos succintamente apreciar os diversos elementos do projecto.

A concessão do n.° 1.° do artigo 1.°, a isenção do impasto predial por vinte annos, é assas importante, como vamos demonstrar.

A nossa legislação sobre contribuição predial exclue de pagamento do respectivo imposto, durante o periodo de cinco annos, as casas de renda inferior a 50$000 réis em Lisboa e Porto; n'estas cidades, portanto, o projecto de lei não concede realmente isenção senão por quinze annos; todavia entendemos que, por varias circumstancias, as com-

----

1 N'este ponto devemos agradecer a illustrada direcção da companhia os elementos que nos forneceu com a maior franqueza. Oxalá que similhante exemplo de confiança e de intelligencia tenha imitadores, e que todos nós comprehendamos quanto é util contribuir com dados positivos e experimentaes para o estudo das questões de interesse publico, que se debatem no parlamento.