O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

304

DIARIO DA CAMARA DOS SENOHRES DEPUTADOS

Discurso do sr. Ministro da Fazenda e Marinha, Mello Gouveia, pronunciado na sessão de 26 de janeiro, e que devia ler-se a pag. 265, col. 1.ª

O sr. Ministro da Fazenda e Marinha (Mello Gouveia): — Agradeço a benevolencia do illustre deputado, e vou aproveitar-me d'ella, fallando no seu logar, para fazer algumas ponderações, que me cumpre trazer a este debate, por dever dos meus cargos, pois receio que mais tarde as não possa fazer, tão incommodado de saude me sinto já.

Sr. presidente, ainda bem que estão definidas as posições! Repugnam as situações duvidosas, as posições dissimuladas aos illustres deputados que romperam o debate?! Pois eu vou mais longe do que s. ex.ªs, eu desadoro-as! (Apoiados.) e porque as desadoro é que, escrevendo o relatorio da fazenda, não soube conter o meu espirito, e deixei correr aquellas palavras descuidadas, que exprimiam o meu sentimento intimo da situação que vinha encontrar n'esta camara, palavras que foram habilmente aproveitadas por um eloquente orador, para declarar em plena audiencia o réu confesso, ou o governo por convicto da sua incompatibilidade politica com o parlamento.

E, comtudo, creio que não dei novidade a ninguem affirmando um facto pathologico, denunciado por tamanho apparato de padecimentos intimos e symptomas externos, que não se podia enganar no seu diagnostico o mais boçal dos praticantes da medicina politica! (Apoiados.)

Pois quem duvidava, sr. presidente, de que o governo havia de encontrar nesta sessão a hostilidade desta camara! Tão poucos eram os arautos, tão escassos eram os manifestos da declaração de guerra, que podessemos hesitar em acreditar na seriedade das suas ameaças?! Não, sr. presidente, nenhum dos membros do governo se fez illusão sobre este ponto; e o nobre presidente do conselho menos do que todos experimentado como é na vida publica, e habituado, como está, a ler nos astros, que desencadeiam as tempestades ou fazem as bonanças da politica!

Mas se sabiam a sorte que os esperava, para que vieram cá? Porque não derimiram a questão do modo regular por que ella se resolve? Dizem os illustres deputados.

Mas qual questão, sr. presidente? Pois o que se passa fóra d'esta casa, o que aqui mesmo acontece com a eleição