8 ANNAES DA CAMARA DOS DIGNOS PARES DO REINO
reside o Excellentissimo Vasco Pinto de Sousa Balsemão, na Rua de Santa Apolonia, districto d'esta freguesia de Santa Engracia, o Excellentissimo José Maria Perestrello do Amaral Velhana, cónego da Santa Sé Metropolitana d'esta, estando eu presente, baptizou e pôs os Santos Óleos solemnemente a Luis Alexandre, que nasceu aos 11 dias d'este corrente mês, filho legitimo do mesmo Excellentissimo Vasco Pinto de Sousa Balsemão, baptizado na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda, d'esta cidade, e da Excellentissima D. Maria da Penha Perestrello da Costa, baptizada na freguesia de Nossa Senhora da Pena, d'esta cidade, e recebidos nesta de Santa Engracia; neto paterno do Excellentissimo Visconde de Balsemão - Luis Maximo Pinto de Sousa, e da Viscondessa do mesmo titulo, a Excellentissima Dona Maria Rosa Brandão Perestrello de Azevedo, e materno do Excellentissimo João Perestrello do Amaral Vasconcellos e Sousa, e da Excellentissima Dona Anna da Costa de Sousa Macedo: foi padrinho o Excellentissimo Visconde de Balsemão, Luis José Alexandre Pinto de Sousa Coutinho Alvo Brandão Perestrello Pereira Godinho, tio paterno do batizado, por seu alvará de procuração ao Excellentissimo João Perestrello do Amaral, sobredito avô do batizado, e madrinha a sobredita avó do mesmo, a Excellentissima Dona Anna da Costa de Sousa Macedo, de que fia este assento. - O Prior, Antonio Feliciano da Silva Gusmão.
Nada mais se contem no assento a que me reporto.
Real e parochial Igreja de Santa Engracia.- Lisboa, 8 de janeiro de 1902.= O Prior, Monsenhor Alfredo Elviro dos Santos.
Ascendencia do actual 5.° Visconde de Balsemão até o 1.° Visconde de Balsemão:
1.° Visconde de Balsemão, com grandeza de juro e herdade, dispensada duas vezes a lei mental.- Luis Pinto de Sousa Coutinho, nascido a 27 de novembro de 1735, foi recebido Cavalleiro na S. O. de S. João de Jerusalém, e passou a Malta a fazer caravana, sendo ali grão-mestre seu tio D. Frei Manuel Pinto; casou com D. Catharina Michaela de Sousa Cesar e Lencastre, dama da O. de S. João de Jerusalem, e morto em Lisboa a 14 de abril de 1804. Teve o:
2.° Visconde de Balsemão. - Luis Maximo Alfredo Pinto de Sousa Coutinho, Par do Reino por carta regia de 30 de abril de 1826, prestou juramento e tomou assento; casou com sua prima D. Maria Rosa Alvo Brandão Perestrello de Azevedo, a 8 de janeiro de 1800 dama da O. de S. João de Jerusalem; morto a 15 de fevereiro de 1842. Teve o:
3.° Visconde de Balsemão. - Luis José Alexandre Pinto de Sousa Coutinho Alvo Brandão Perestrello de Azevedo, Par do Reino, prestou juramento e tomou assento a 9 de maio de 1846, como successor de seu pae; nasceu a 27 de outubro de 1800; casou duas vezes, a primeira, a 8 de fevereiro de 1823, com sua prima D. Isabel Teixeira de Magalhães, filha dos Viscondes do Peso da Regua; casou segunda vez em 1840 com D. Isabel Emilia, filha dos Viscondes de S. João da Pesqueira; morto a 15 de fevereiro de 1852 e não teve sucessão.
4.° Visconde de Balsemão. - Vasco Pinto de Sousa Coutinho Alvo Brandão Perestrello de Azevedo, filho segundo de Luis Maximo. 2.° Visconde de Balsemão e de sua mulher D. Maria Rosa, Cavalleiro ca S. O. de S. João de Jerusalem, Par do Reino; prestou juramento e tornou assento e succedeu na casa de seu que por morte de seu irmão mais velho, que não teve successão; casou com D. Maria da Penha Perestrello da Costa de Sousa de Macedo, dama da O. de S. João de Jerusalem; morto a 23 de dezembro de 1862. Teve o:
5.° actual Visconde da Balsemão.- Luis Alexandre Alfredo Pinto de Sousa Coutinho Alvo Brandão Perestrello de Azevedo, que nasceu a 11 de janeiro de 1839 e succedeu na casa de seu pae, o 4.° Visconde de Balsemão; casou com D. H enriqueça das Dores Telles da Silva, filha dos 4.ºs Marqueses de Penalva.
Torres Vedras, Quinta da Ermigeira, 4 de fevereiro de l902.= Visconde de Balsemão.
Exmo. Sr. O Visconde de Balsemão, D. Luis Pinto de Sousa Coutinho, natural de Lisboa, freguesia de Santa Engracia, de sessenta e tres annos de idade, filho de D. Maria Paula Perestrello da Costa e de D. Vasco Pinto de Sousa Coutinho (Visconde de Balsemão), já fallecidos, proprietario e morador actualmente na Ermigeira, Torres Vedras, precisa, para justificar a sua conducta, certidão do que a seu respeito constar do boletim criminal, e para isso - P. a V. Exa. deferimento - E. R. M.cê = 0 Solicitador encartado, Manuel Luis Pares.
Deferido.- Lisboa, 14 de fevereiro de l902,= Almeida.
COMARCA DE LISBOA
Certificado
Attesto que dos boletins archivados no registo criminal d'esta comarca de Lisboa nada consta contra o Exmo Sr. Visconde de Balsemão, D. Luis Pinto de Sousa Coutinho, filho de D. Maria Paula Perestrello da Costa e de D. Vasco Pinto de Sousa Coutinho (Visconde de Balsemão), já fallecidos, natural da freguesia de Santa Eugracia, d'esta cidade.
Abaixo vae collado um sêllo da taxa de 200 réis, devido por este certificado.
Registo criminal da comarca de Lisboa, 14 de fevereiro de 1902.= O Encarregado do registo, Valentim Manuel Lousada.
Ilmo. e Exmo. Sr.- O Visconde de Balsemão., morador na Quinta da Ermigeira, d'este concelho, precisa de certidão comprovativa de estar no gozo das seus direitos politicos, e por isso requer se digne V. Exa. ordenar se lhe passe.- P. lhe defiram.- E. R. M.cê = O Administrador, Aleixo C. de Sousa, Ferreira
Jaime Augusto Baptista da Costa, Secretario da Camara Municipal do concelho de Torres Vedras.
Certifico que no livro do recenseamento eleitoral d'este concelho, respectivo ao anno de 1901, a pag. 66, pela freguesia do Maxial, se acha inscripto o Exmo. Visconde de Balsemão, casado, proprietario, morador na Quinta da Ermigeira, como eleitor e elegivel para cargo administrativo.
Torres Vedras, 5 de fevereiro de 1902. = Jaime Augusto Baptista da Costa.
Illmo. e Exmo Sr.- Diz Luis Pinto de Sousa Coutinho, 5.° Visconde de Balsemão, que, necessitando provar por certidão como seu fallecido pae, Vasco Pinto de Sousa Coutinho, 4.° Visconde de Balsemão, prestou juramento e tomou assento na Camara dos Dignos Pares do Reino:
Roga a V. Exa. haja por bem ordenar que se lhe passe a certidão que pede. - E. R. M.cê - Visconde de Balsemão.
Deferido. - Lisboa, 7 de fevereiro de l902.= Bivar.
Francisco Cabral Metello, do Conselho de Sua Majestade, bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, Gran-Cruz da Ordem Espanhola de Isabel a Catholica e Director Geral da Secretaria da Camara dos Dignos Pares do Reino:
Em virtude do despacho de S. Exa. o Sr. Presidente certifico que, revendo as actas das sessões do anno de 1853, existentes no archivo d'esta Camara, menciona a do n.° 14 que o Sr. Vis-