O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8 Diário da Câmara dos Deputados

vembro o Dezembro e possivelmente tambêm de Janeiro. - João José Miranda.

Foi concedida.

Peço a V. Exa. a anexa de consultar a Câmara se dá a permissão de me ausentar por dez dias, por motivo de carácter pessoal. - José de Azevedo Castelo Branco.

Concedida.

Encontrando-me doente, não me é possível assistir às sessões da Câmara da vossa mui digna presidência, pedindo-vos o favor de fazer a devida comunicação para me serem relevadas asfaltas.- Carlos José de Oliveira.

Para a comissão de faltas.

Ofícios

Do Sr. comandante da 3.ª divisão militar, pedindo autorização para que o Deputado capitão do regimento de infantaria n.° 18, Francisco José Lemos de Mendonça, possa apresentar-se naquele comando a fim de ser ouvido em uma sindicância a que está a proceder-se.

O Sr. Almeida Pires: - A propósito da licença que é solicitada nessa comunicação que acaba de ser lida, tenho a declarar que êste lado da Câmara não a autoriza. A ida dêsse Deputado ao Pôrto causaria despesas, quando tudo se poderá fazer por meio duma carta precatória.

Não foi concedida a licença.

Do Senado, participando a constituição da Mesa.

Para a Secretaria.

Projecto de lei

Artigo 1.° É concedida à comissão de inquérito à organização o funcionamento do Corpo Expedicionário Português a verba de 12.000$ (doze mil escudos) para as despesas a efectuar com a ida duma sub-comissão junto do exército em operações na frente ocidental.

Art. 2.° Fica revogada a legislação em contrário.

Sala das Sessões, 4 de Dezembro de 1918. - José Vicente de Freitas.

Para a comissão de finanças.

Telegramas

Odemira. - Exmo. Sr. Presidente da Câmara dos Deputados - Lisboa. - Fôrças vivas dêste concelho, tendo conhecimento imprensa projectos amnistia crimes questões sociais, apresentado Senador Machado Santos e Deputado João de Castro, respeitosamente protestam contra tal iniciativa no momento perigo propriedade e garantias classes de ordem impetram beneficio das mesmas rigoroso castigo factos acorridos ultimamente que garantam tranquilidade permanente.

A comissão defensora dos interesses do concelho, Joaquim Pais de Bentes - Falcão - Ferreira Falcão Ribeiro - António Sena do Vale Júnior - Maurício Sena - Augusto Barbosa - Raúl Nobre.

Para a Secretaria.

Do Sr. Eurico Carneira, agradecendo o& cumprimentos de S. Exa. o Sr. Presidente da Câmara.

Para a Secretaria.

Do Sr. Fidelino de Figueiredo, saudando o Parlamento pelo primeiro aniversário" da revolução de Dezembro.

Para a Secretaria.

Rio de Janeiro. - Tenho o prazer de comunicar a V. Exa. que, na Câmara dos Deputados, Fausto Serra organizou uma comissão especial incumbida de promover a aproximação Luso-Brasileira, faço votos para que essa comissão consiga mais brilhante sucesso e aproveito a oportunidade para enviar à Câmara dos Deputados Portuguesa as minhas saudações. - Vespucino de Abreu, Presidente da Câmara dos Deputados.

Para a Secretaria.

Antes da ordem do dia

O Sr. Presidente: - A propósito do incidente ocorrido na penúltima sessão desta Câmara, procurei o Sr. Secretário de Estado da Guerra e por S. Exa. estou autorizado a declarar que, quando saiu então* desta casa, não quis magoar a Câmara, porque por ela tem a maior consideração, o que aqui hoje comparecerá, colaborando-nos nossos trabalhos.

Tenho muito prazer em fazer esta comunicação à Câmara, pois ela mostra a boa vontade do Poder Executivo em colaborar com as funções desta Câmara.

S. Exa. não reviu.