O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10 Diário da Câmara dos Deputados

sitou, porém, de pasta e até hoje não me respondeu cousa alguma.

Renovo hoje as minhas preguntas ao actual Ministro das Finanças, esperando que S. Exa. me responda.

O orador não reviu.

O Sr. Cruz Azevedo (Ministro dos Abastecimentos e Transportes Marítimos): - Pedi a palavra para declarar que não conheço o assunto. Prometo, Aporem, a S. Exa. que hoje mesmo, à noite, tratarei do caso, e, ou o milho ou o dinheiro, serão entregues. E caso a Câmara Municipal do Paredes tenha grande necessidade do milho, posso cedê-lo porque tenho bastante.

O orador não reviu.

O Sr. Alberto Navarro: - O que a Câmara pede, e já há dois meses tornou a requerer, é que lhe seja entregue o dinheiro.

O Sr. Moreira de Almeida: - Podia a palavra para mandar para a Mesa um requerimento que corro pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O Sr. Adelino Mendes: - Mando para a Mesa um requerimento e um projecto de lei.

O Sr. Almeida Pires: - É para V. Exa., Sr. Presidente, fazer sciente o Sr. Ministro da Agricultura de que desejo tratar dum assunto da sua pasta, esperando que S. Exa. compareça na próxima sessão.

O Sr. Presidente: - Anuncio que vai entrar-se na ordem do dia.

ORDEM DO DIA

O Sr. Presidente: - A Mesa desta Câmara foi ontem dolorosamente surpreendida pela notícia do falecimento do ilustre cidadão americano Teodoro Roosevelt, antigo Presidente da República; personalidade eminente, que mareou nm lugar de destaque não se entre os seus concidadãos de maior valor e prestígio, mas ainda entre os de todas as nações civilizadas, já pelas qualidades superiores do sen carácter o talento, já sobretudo pelo esfôrço de actividade e energia que punha sempre na defesa de todas as causas em que havia um princípio de moral ou justiça a reivindicar.

E para que a homenagem devida à sua memória seja condigna dos seus altos merecimentos e possa significar ao mesmo tempo a funda e cordeal simpatia que a nação portuguesa consagra de há muito à grande e nobre República Norte-Americana, julguei do meu dever aguardar a presença do Govêrno nesta Câmara, certo do que êle desejaria associar-se de bom grado a todas as manifestações do pezar, com que a Câmara julgasse oportuno acentuar a participação que toma no luto que contrista hoje a grande nação amiga.

Alêm de que a hora que passa não é só de luto para o povo americano, é de luto também para todas as nações aliadas, que jamais poderão esquecer-se que foi êle o grande cidadão norte-americano um dos primeiros homens do Estado que ergueu a sua voz potente e generosa, logo no início dessa guerra tremenda que ensaguentou por mais de quatro anos a terra e o mar, em favor do direito contra a fôrça, da justiça contra a iniquidade e da liberdade contra a opressão.

E a sua propaganda vingou felizmente, e êle, o glorioso extinto, teve a fortuna de ver a sua humanitária aspiração coroada da mais retumbante vitória de que reza a história e entrou finalmente no repouso eterno o misterioso da morte com a consoladera satisfação de ter cumprido um nobre e glorioso dever de humanidade.

Deixando ao cuidado da Câmara qualquer indicação que sôbre êste assunto julgue oportuno comunicar-me, desde já proponho que se exare na acta um voto de fundo pezar pela perda de tam insigne benemérito, reservando-me- a satisfação de o fazer comunicar ao ilustre representante daquele país, bem como à Câmara dos Deputados, e de encerrar logo em seguida a sessão em homenagem à sua para sempre saudosa memória.

O Sr. Presidente do Ministério (Tamagnini Barbosa): - Sr. Presidente: pedi a palavra para me associar ao voto de sentimento proposto por V. Exa. pelo falecimento do antigo Presidente da República Americana, Roosevelt.

Sr. Presidente: associo-me a essa manifestação de pezar, em nome de todo o