O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 11 de Dezembro de 1919 25

V. Exa. prestará um óptimo serviço à República e ao País mandando averiguar o caso.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Alberto Jordão: - Pedi a palavra para comunicar a V. Exa. que já se encontra constituída a comissão de finanças, sendo escolhido para presidente o Sr. Álvaro de Castro e para secretário o Sr. Pina Lopes.

O Sr. Sá Cardoso (Presidente do Ministério e Ministro do Interior): - Em resposta ao Sr. Manuel José da Silva, devo dizer a S. Exa. que me limitei a mandar os documentos pedidos; mas, em vista das afirmações que ouvi, eu não tenho dúvidas em seguir o conselho de V. Exa.

Apenas a dúvida que tenho neste momento, é se será mais conveniente nomear nova comissão ou alargar o âmbito da outra, que actualmente está fazendo a sindicância à polícia de Lisboa; mas em qualquer dos casos tratarei de pôr a questão a claro.

Parece-me que algumas destas casas de jôgo funcionaram durante êsse período. Outras encerraram-se.

O orador não reviu.

O Sr. Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis): - Chame V. Exa. os donos dessas casas de jôgo; peca-lhes os dados e decerto V. Exa. terá ocasião de constatar o que eu disse.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: - Vou ler os nomes dos membros desta Câmara que fazem parte das comissões de inquérito aos Ministérios:

Abastecimentos:

Queiroz Vaz Guedes, Aníbal Lúcio de Azevedo, Velhinho Correia, António Granjo, Alves dos Santos, Pais Ho visco e António Francisco Pereira.

Colónias:

Domingos Frias, Domingos Cruz, Paiva Gomes, Manuel Rocha, Hermano de Medeiros, Cunha Lial e Ladislau Batalha.

Guerra:

João Aguas, Pinto da Fonseca, Pereira Bastos, Sampaio Maía, Hermano de Medeiros, Vergílio Costa e Manuel José da Silva (Porto).

Estrangeiros:

Álvaro de Castro, António Maria da Silva, Barbosa de Magalhães, Afonso de Melo, António Mantas, Manuel José da Silva (Oliveira de Azeméis) e Costa Júnior.

Para a Secretaria.

O Sr. Presidente: - A próxima sessão é amanhã, à hora regimental. A ordem é a seguinte:

Antes da ordem do dia: Parecer n.° 255, que autoriza o Govêrno a contrair um empréstimo de 5:000 contos e o dar-lhe a aplicação mencionada no § único do artigo 196.° do decreto n.° 3:766, de 10 de Maio de 1919.

Ordem do dia:

Interpelação do Sr. Brito Camacho ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros;

Interpelação do Sr. Mesquita Carvalho ao Sr. Ministro do Comércio;

Projecto de lei n.° 219-A, que autoriza o Govêrno a contrair um empréstimo de 5:405.842$13, para pagamento da dívida do Estado à Câmara Municipal de Lisboa;

Parecer n.° 118, que reorganiza a secretaria da Presidência da República e fixa os vencimentos dos seus empregados;

Parecer n.° 212, que reorganiza a Casa da Moeda e Papel Selado.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 horas.

Documentos mandados para a Mesa durante a sessão

Comunicações

Do Sr. António Marques de Azevedo, participando que se constituiu a comissão de redacção, sendo seu presidente o Sr. Eduardo de Sousa, e secretário o participante.

Para a Secretaria.