O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Que essa homenagem seja prestada' neste ano, no primeiro aniversário, nós estamos absolutamente de acordo e damos-lhe o nosso VQÍO entusiasticamente; mas, em relação ao futuro, parece-me,— não porque a homenagem seja demasiada— bem a merecem todos aqueles que combateram pela Pátria e pela República,—mas parece-me que, neste momento, as circunstâncias gravíssimas que o país atravessa levam-nos a não desperdiçar o mais pequeno lapso de tempq e aproveitarmos todos os instantes para trabalharmos pelo aumento da riqueza nacional.

Nestas circunstâncias, Sr. Presidente, parece à maioria que efectivamente a melhor solução que se pode dar ao caso será a de restringir esse projecto, estabelece ndo-se que somente seja feriado o dia 24 de Janeiro deste ano.

Esta homenagem deve bastar a todos aqueles que espontaneamente, de todo o seu coração, resolveram pegar era armas e defender a República, e deve bastar

mente encaram o problema da nossa situação económica de frente, e procuram resolvO-lo empregando para isso todos os esforços e não desperdiçando a mínima parcela -de actividade, nem o mínimo espaço de tempo.

Desta maneira, não deixando de felicitar o Sr. Nóbrega Quintal pela sua iniciativa, que a todos nós ó extremamente simpática, á maioria dá-lhe o seu yoto3 res-tringiudo-aao dia 24 de Janeiro deste ano.

Creio que assim cumprimos o nosso dever de homenagem para com QS que combateram pela República, 0 também demonstramos o cuidado e dedicação que merecem todas aquelas classes que esperam dq trabalho de todos nós que as suas condições sociais possam ser melhoradas. (Apoiados).

O discurso^ revista pelo orador, será publicado na integra quando $, Ésc,a devolver as notas taquigráficas.

O Sr. Júlio Martins: — Sr. Presidente: o projecto da iniciativa do meu ilustre camarada e amigo Sr. $óbrega Quintal é um projecto sobre o qual entendo quq não devia levantar-se discussão.

Se o Parlamento da República funciona, e se é possível \avermos dentro do Estado republicano, à heróica tomada de

Diário da Gamara dos Debutados

Monsanto o devemos, e ó absolutamente indispensável que data tam heróica, tam bela e tam nobre na vida da República, seja assinalada para todo o sempre. As considerações apresentadas pelo ilustre representante da maioria desta Câmara não calaram no naou espírito, nem no do Grupo Purlamentar Popular.

Não podem calar também lá fora. no espírito de todos aqueles que ainda sentem coragem para defender a República, e que estão absolutamente dispostos — talvez dentro em breve!... — a virem para a rua na defesa do regime. (Muitos apoiados).

<_ pura='pura' que='que' de='de' trabalhar='trabalhar' lógico='lógico' ex.a='ex.a' mais='mais' projecto='projecto' projecto.='projecto.' se='se' então='então' era='era' necessita='necessita' precisa='precisa' preguiça='preguiça' um='um' maioria='maioria' não='não' s.='s.' república='república' são='são' à='à' a='a' país='país' e='e' apoiados.='apoiados.' em='em' falando='falando' vôm='vôm' o='o' p='p' neste='neste' as='as' trabalho='trabalho' homenagem='homenagem' simplesmente='simplesmente' rejeitar='rejeitar' feriados='feriados' considerações='considerações' dia='dia' dum='dum' porque='porque' propósito='propósito'>

' ^_AT s/liando íi situa."ílo do Díiís uclo"

| .k-k t «/^J.*-v***A-w « kja-U \,'l ^ £

projectos da maioria, deve vir a ser um mar de rosas!

Sr. Presidente: nós queremos quo Monsanto seja um padrão de glória republicana (Muitos apoiados); fizemos desaparecer o feriado de 5 de Dezembro, que representava para todos os republicanos uma afronta (Muitos apoiados), e que era para o país uma desgraça (Calorosos apoiados); nós queremos que a jornada de Monsanto fique gravada para sempre como padrão glorioso da República. (M\d-tos apoiados).

Peço à maioria que reflita, lembrando-se que, se hoje falo aqui, devo-o a essa escalada de Monsanto (Muitos apoiados), escalada em que fqraro representados todos os partidos, e que nós precisamos de prestar homenagem a todos esses, heróis quo salvaram a Pátria e ^ República.

É indispensável quo a Câmara e a maioria reflitam sobre a resolução a tomar, por forma a que o feriado não seja decretado apenas para este ano. (Muitos apoiados).

O discurso^ revisto peio orador, será publicado na integra guançlo S. Ex.° de-. volver as notas