O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

Diário da Câmara dos Deputado»

seja, na situação1 de coactoa (Muitos apoiados}.

Impõe-se, nestas circunstâncias, um rigoroso inquérito aos acontecimentos, de que me venho ocupando; o- que trazem alarmada a opinião pública. (Apoiados).

Sr. Presidente: como V. Ex.a sabe, faz parte da Câmara o ilustre Presidente do anterior Ministério', Sr. Sá Cardoso. Quaisquer considerações que eu tivesse a fazer sobre o seu procedimento- em rela,-ção aos acontecimentos-, seriam por minh>ai parte prematuras e porventura incorrectas^

Ewtoa convencido de que1 o Sr. Sá Cardoso se compenetrou da gravidade- dos sucessos, o, por isso-, estou convencido) também-, de que S. Ex.a prestará à Câmara e ao país os necessários esclarecimentos-.

O Sr. Sá Cardoso: —V. Ex.a dá-me licença. .. E para pôr V. Ex.a inteiramente à vontade. Eu calculo os melindres que V. Ex.a tcin cm se rôfõnr h tr/iulía pessoa e ao Governo da rainha presidência, mas desejo- que V. Ex.a diga o que entender.

O Orador r—Agradeço as palavras liais de V. Ex.a, mas entendo que não1 devo fazer quaisquer considerações, que poderiam ser imprudentes, antes de V. Ex.a usar da palavra.

Sr. Presidente: o Partido Republicano. Liberal óy e será sempre, um Partido que jamais se afastará da esfera legal e que jamais procurará alcançar o Poder por outros; meios que não sejam os meios legais.

Mas, Sr. Presidente*, compreenderá "W Ex.a, que O1 Partido Republicano Liberal reconhece a necessidade de se organizar para se defender a si mesmo, viato< que são permitidos- contra; os seus. homens e representantes os maiores, atentados1.

Concluindo, direi que me parece ter ehegadot a; hora de todoa reconhecermos a necessidade- de dar à República) uma base forte e sólida, uma; vida lógica e- orgânica, por t$l forma) que1 o país inteire*, confie nas. seus destômya e adquira a, convicção de que a Constituição em Portugal a todos obrigai e que a lei na» é- uns trapo* a que qualquer aventureiro paasa. lim-p&c as botas, quer sejam cobertas de ele-

gantes polainas, quer sejam ornadas, de luzentes esporas.

De agitadores estamos nós fartos. Faça-se a agitação das ideas, e essa lamentavelmente tem sido esquecida ; agitem-ae os problemas e as questões de carácter nacional, e para isso poucos passos temos dado: mas basta de agitações forjadas em alfurjas, determinadas por intuitos, inconfessáveis, porque só. dentro da ordem legal é que a República pode impor ~ -se e a Nação pode prosperar.

Termino, chamando todos os republicanos à defesa da Constituição e da ordem republicana.

Levantemos, nos escudos, a toda a altura, em toda a sua eterna beleza, a República', para que o país a .ame cada vez mais- enitranhadamente, e para que nós sejamos dignos do amor que dizemos ter por ela. (Muitos- apoiados)^

Tenho dito.

O orador foi muito cumprimentado.

Sr. Júlio Martins:—ttr. Jfresídente: resolveu-se finalmente a crise aberta pelo Sr% Sá Cardoso, parece que no dia &.

É hábito, é absolutamente indispensável^ que nos debates políticos desta natureza o País ae esclareça suficientemente sobre os homens que têm a responsabilidade da sua direcção política. ' Não me arrependo de ter feito ao Gabinete do: Sr. Sá Cardoso a oposiçaio que lhe fiz.

Tenho pelo Sr. Sá Cardoso, S. ExJ1 o sabev o maior, dos respeitos, a mais profunda das considerações..

É. S- Ex.a um republicano, dos., velhos tempoa da propaganda, é S. Ex.a um homem sobre o republicanismo do qual não é lícito a ningu@mT seja a quem for» opor at mais pequena. dúvida, ó S. Ex.a um autêntico homem de bem, mas, Sr. Presidente, entendi eu que todas essas qualidades não eram as suficientes para o momento, o- q.ue S. E;x.a não podia, pelo pGso dias seus erros de seis meses d& inac-ção> governativa, continuai* nas cadeiras do Poder.

S. Es.a abriu a crise-, seguem-se os trâmites constitucionais e ao Paço de .Belém sto chamados os leadws dos partidos1.