O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

14

bem português, bem da Pátria e da Ko-pública, (Apoiados), terá resolvido, duma assentada, todas as reclamações, todas as exigências e todas as questões mais palpitantes, que avassalam e dominam actualmente a acção governativa dos nossos homens públicos (Apoiados).

A própria questão de ordem pública ficará desde logo resolvida (Apoiados), porque, Sr. Presidente,. não há maneira de organizar e trazer para a rua revoluções em meios aonde se goza dum relativo bem estar (Apoiados).

E necessário restabelecer aquele equilíbrio imprescindíve lê já agora urgente, que sempre deve existir entre o preço de todos os géneros de consumo e os vencimentos dos que são obrigados a comprar. (Apoiados).

Equilíbrio estável, definitivo, que, duma vez para sempre, feche o ciclo vicioso e perigoso do constante aumento-do custo da vida e das reclamações contínuas dos que

Cf V. — *—.. J^« „ f , lV>r>. ft /> ^.w» « a

fciiu UM.iigau.uo a 4f**it?.t-JMVJ .muw OGIU CS SSUb

vencimentos diários (Muitos apoiados^.

Vou terminar e, em poucas palavras, resumirei as minhas considerações.

Não concordo em absoluto com a proposta do Sr. Ministro do Comércio pela forma de surprôsa como ela foi apresentada, e ainda porque lhe noto a falta daqueles elementos ue estudo e informação a que já me referi (Apoiados).

Não concordo com a sua oportunidade, e não compreendo que se queira votar já esta proposta sem atender primeiro outras reclamações igualmente justas e que anteriormente foram apresentadas ao estudo e à consideração desta Câmara. (Muitos apoiados).

£ Corno podemos nós preterir e saltar por cima de tantas outras reclamações que estão pendentes da solução do Parlamento, e que dizem respeito a classes que, de há cinco anos para cá, ainda não conseguiram um único benefício? (Muitos apoiados).

Ficamos então moralmente obrigados a apreciar em seguida e a deferir imediatamente os demais pedidos, que são reconhecidamente justos e que foram anteriormente feitos.

Sr. Presidente: falo desapaixonada-mente, tanto mais que 'o leader do meu partido já declarou que esta era uma questão aberta, e falo sem intuitos de

Diário da Câmara- do» Dqmtaebt

mal disfarçado e mesquinho partidarismo político.

Se esta proposta fosse apresentada em outra devida altura, eu não teria dúvida em a aprovar e defender calorosamente. Ainda assim reservo-me o direito de proceder conforme a consciência me ditar, se o Governo fizer da aprovação desta proposta, questão de viola ou de morte, procurando eu, no emtanto, através de tudo, bem servir a terra aonde nasci e o regime político que sempre desejei, e que sempre tenho defendido e amado,

O Sr. Ministro das Finanças (António Fonseca): — Alguns Srs. Deputados têm insistido para que eu exponha a minha opinião sobre a proposta que se discute.

Sr. Presidente: a circunstância em que essa proposta foi trazida ao Parlamento e da maneira por que o Governo se tem conduzido, podia-me ter dispensado de dar qualquer resposta, mas a murta considera-

, yao ptJHisuíu. o jjOjiuiCa iju

levam -me a expor a minha opinião.

Devo dizer que esta proposta traz para o Estado um aumento de despesa de 5:000 contos, mas devo acrescentar também que, como Ministro das Finanças, não tenho que me preocupar senão com a questão orçamental, e que não tenho nada com taxas, sojam elas dos caminhos de forro, sejam dos correios e telégrafos.

A questão das taxas dos correios e telégrafos foi já dalguma maneira modificada, e não me recordo de que em nenhuma das circunstâncias em que se modificaram, quer as taxas dos correios e telégrafos, quer mesmo as taxas, ainda há muito pouco tempo modificadas, dos caminhos de ferro do Estado, tivessem determinado, da parte fosse de quem fosso, uma consulta especial ao Ministério das Finanças. São remunerações próprias de diversos serviços que têm de ser pagos pelas pessoas que desses serviços usam, não sendo da natureza daquelas que caracterizam- fundamentalmente a matéria tributária.