O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

como não pode deixar de conhecer, porque eles são já do domínio público, não procurou ainda remediar essa vergonhosa situação.

Além disso, tendo-tfe criado tantas escolas primárias superiores em terras de somenos importância, porque não se pensou em estabelecer uma em -Valença do Minho? O estabelecimento duma escola primária superior em Valença não impediria que as crianças que possuem o se-gnndo grau e "que desejam adquirir um pouco mais de conhecimentos se vissem obrigadas, para o fazer, a- frequentar as escolas de Tui? E não se diga que não vale a pena, pois eu sei, por informações autênticas, que a frequência dessas escolas é de 65 rapazes e 59'raparigas.

Infelizmente não é só em'-Valença que se dá este caso. Sucede o mesmo em Caminha, onde as crianças frequentam um colégio em Campo Santo, dirigido por reaccionários, em número superior a 100, quási todas filhas de abastados lavradores e proprietários, colégio de onde regressam eivadas de reaccionarismo e de ódio à República.

É preciso impedir a todo o transe que as crianças das povoações fronteiriças frequentem os colégios estrangeiros, não só pelo que o facto tem de capital importância, pelo natural abastardamento da raça que implica, mas ainda pela quantidade de ouro que para esse fim ó drenado para Espanha.

Nós não atentamos contra a liberdade de ninguém. Fazê-lo seria .contrariar-a lei e atraiçoar os nossos princípios de tolerância e de republicanismo. Temos, todavia, o direito de impedir que se realize uma obra anti-patriótica e anti-republi-caaa.

Eu sei, por exemplo, que entre os livros de estudo que de Portugal iam para esses colégios em Espanha havia uns fascículos sobre história de Portugal, feitos por urh padre, em que só dizia da República o que Mafoma não disse do toucinho.

E ninguém pode dizer, só nós coarctamos a liberdade ,de frequência desses colégios estrangeiros, que nós não temos estabelecimentos de ensino, quer oficial, quer particular, pai*a um e outro .sexo que satisfaçam cabalmente.

Assim, por exemplo, entre os nossos colégios e estabelecimentos de educação

Diário da Câmara dos Deputados:

para meninas, eu posso citar um, fundado e dirigido no Porto pelo distinto advogado e eminente republicano Dr. Bernardo Lucas, que é verdadeiramente modelar: é a Casa-Escola Portuguesa, er entre as que ministram a educação comercial na mesma cidade, a Escola Raul. Dória, de grande nomeada, não só em Portugal como no Brasil, a Escola Humberto Bessa e a Escola Académica, em Lisboa, e outras.

Não há, pois, razão para que essas criaturas vão adquirir conhecimentos aã estrangeiro, que com isso só pretendem ferir a República.

Neste sentido, esperando que o Sr. Ministro da Instrução, de cujo espírito 'patriótico e republicano ninguém duvida, tome, juntamente com o Sr. Presidente•' do Ministério e Ministro do Interior, as necessárias providências, vou mandar para a Mesa um projecto de lei tendente a impedir a saída daquelas crianças, tributando os pais que dessa forma procedam e-fazendo reverter o produto dessa receita em benefício da Assistência Pública. '

Já que me encontro no uso da palavra, vou enviar também para a Mesa, uma moção no sentido de entrar imediatamente em discussão a resolução do Senado acerca da interpretação como deve ser aplicada a lei.que ostabelice o subsídio aos parlamentares.

O Sr. Ministro da Instrução (Vasco Borges): — Sr. Presidente: em primeiro-lugar cumpre-me agradecer as. palavras amáveis que me dirigiu o Sr. Raul Tarna-gnini, que são tanto mais de agradecer •quanto é certo terem òido proferidas por um ilustre patriota que h causa da República conta os melhores e mais autênticos serviços, impondo-se, por esta circunstância, à consideração de todos os republicanos, no número dos quais me prezo de contar.

Relativamente ao assunto tratado por S. Ex.a, tenho a declarar que ele me impressionou fortemente, por se tratar 4um-. caso' da maior gravidade.