O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

18

votada a moção do Sr. Álvaro de Castro.

Foi aprovado. .

O Sr. Britei Camacho: — Hoste momento o facto dá que se trata é a atitude do Grupo Parlamentar Popular. Seria realmente para lamentar se a Câmara continuasse na discussão deste assunto na ausência desse Grupo.

É realmente lamentável a atitude desse Grupo e nós não podemos continuar a discutir Um assunto em que estão envolvidos membros desse Grupo, na ausência deles; mas tratando-se de velhos e autênticos republicanos não irão colocar este* conflito num pé de irredutibilídade de foi ma a não voltarem cá!

Em ineii nome individual, e do meu Partido aprovo a moção do Si*. Álvaro de Castro.

O Sr. João Gonçalves: — Sr. Presidente : poucas palavras, pronunciarei, pois o àsáunto está já bastante esclarecido. Simplesmente quero declarar que dou o meu voto à moção do Sr. Álvaro de Castro, e oxalá que V. Ex.a seja feliz nas suas dentar cites para que ò Grupo Parlamentar Popular volte a esta Câmara. (Apoiados).

O Sr* Alves dds Santos (para éxplíàã-coes): — Si4. Presidente: o meu nome não figura no relatório que o Sr. Presidente da comissão parlamentar de inquérito ao extinto Ministério dos Abastecimentos mandou paia U Mesa. A Câmara talvez estranhasse esse meu procedimento; em-todo o caso éti entendo que não é este o momento próprio para dar essas explicações e desisto da palavra nesta ocasião, reservando-me paia, oportunamente, dar explicações a este respeito à Câmara.

O Sr. Garcia da Costa (para explica-i—Sr.'Pfftsldeãttt! não tenclo acompanhado-no seu gesto O GrUpo Parlamentar Popular, facilmente depreende toda a Câmara que, neste momento, e daqui para diante, até 'orientar a minha vida política, falarei como Deputado independente.

Nestas condições, sou absolutamente da opinião do Sr. Álvaro de Castro e concordo inteiramente com a moção de S. Ex.a, que dcntên^a doutrina quê eu reputo ver-

• Diário da Câmara dos Deputados

dadeiramente correcta, aliás de acordo com a. atitude por S. Éx.a mantida nesta Câmara. . .

Sou de parecer, também, que. este assunto deve reservar-se para quando os Deputados que fazem parte do Grupo Parlamentar Popular voltem a esta Câmara. Nesse agrupamento político há verdadeiras competências e inlelizmeníe as compe-tências neste Parlamento não sobram-. Além- disso esses Deputados são retintamente republicanos e merecem a nossa maior consideração.

Sou, repito-o, da opinião do Sr. Álvaro de Castro, e oxalá que voltando esses Deputados a esta Câmara esta questão, que diz respeito unicamente a Deputados se liquide depressa^ para depois entrarmos -na discussão de questões que dizem respeito ao país inteiro e, à República. (Apoiados}..

Ê isto o que se me oferece dizer sobre a moção do Sr. Álvaro de Castro.'

Tenho dito.

Foi aprovada por unanimidade a moção do Sr. Álvaro de Castro.

O Sr. Presidente: — Á próxima sessão é amanhã, às Í4 horas, dom a ordem do dia dada para hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 16 horas e Õô minutos.

Documentos enviados pára a Mesa durante a sessão

Requerimentos -

Requeiro, pelo- Ministério do Interior, a remessa, com urgência, da cópia dst resposta do cornando dá guarda republicana do Porto à nota confidencial do comando geral, contendo" as respostas aos quesitos entregue^ aos oficiais'da guarda republicana do Pôr to com o fim de averiguar da sua presença na estação do caminho- de ferro por ocasião ua, chegada do Deputado Álvaro de Castro.

Sala das Sessões, 4 de Maio de 1920.— O Deputado, Álvaro de Castr.o.

Para a Secretaria.

JZxpeça se.