O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

12

O Orador: — Mas até hoje aquele Sr. director nada me informou.

Vou, pois, ouvir S. Ex.a para depois adoptar o procedimento que for justo.

Com respeito ao assunto tratado pelo Sr. Alberto Cruz — a estrada 28, de Va-longo — devo significar a S. Ex.a quo o caso não é tam simples como à primeira vista ele nos possa parecer, atendendo a que a verdadeira situação é a de eu não encontrar um centavo sequer de dotação para estradas, ao assumir a pasta do Comércio.

Assim, pois, não tenho possibilidade de garantir desde já que possa arranjar qualquer verba para as reparações de que carecem as estradas.

O Sr. Alberto Cruz: — Uma grande parte do material para a reparação já se encontra no local dos trabalhos a realizar; já está o cascalho à margem da estrada. Agora é não deixar que esse material se perca, colocando-o no leito da estrada. O que há é indolência dos empregados encarregados desses serviços.

O Orador: — As con sidera coes que V= Ex.a acaba de fazer não destróèm o meu argumento. Não tenho dinheiro para essas reparações. Toda a verba da dotação para estradas estava cativa quando assumi a gerência da minha pasta.

O existir ao lado das estradas o cascalho para as reparações a fazer não é o suficiente, visto que esse material não vai colocar-se no leito das estradas automaticamente. Demanda isso certos trabalhos que custam dinheiro. Como já disse, não tenho disponível nenhuma verba de dotação de estradas e, portanto, por muito grande que seja, como ó, o meu'desejo de ser útil na minha acção, melhorando o estado dessas estradas, a verdade é que nada posso fazer sem dinheiro.

Todavia devo dizer que' algumas das verbas, tanto para construções, como para reparações de estradas, , não foram ainda aplicadas, nem, possivelmente^ o poderão ser até o fim do ano económico. Por tal razão eu estou fazendo a revisão dessa distribuição de verbas, com o fim de ver se ainda poderei retirar algumas para as reparações mais urgentes. Neste sentido já ordenei que me fosse fornecida, até o dia 15 deste mês, a nota das

Diário da Câmara dos Deputados

reparações que são mais urgentes, para ver se, com brigadas móveis, poderei conseguir que elas se efectivem.

Quanto ao abastecimento de azeite na região que S. Ex.a representa, direi que, ao dar posse ao novo delegado do norte, apelei para o seu patriotismo, pedindo--Ihe que olhasse com toda a sua atenção para o problema do abastecimento de todos os artigos de primeira necessidade, entre os quais se conta o azeite.

O Sr. Alberto Cruz r—Uma vez-que esse novo delegado recebeu tais ordens, é de esperar que não continue a situação em que temos vivido, que nok obriga a andar de chapéu na mão, com empenhos, a pedir o abastecimento dos gétíeros precisos à vida.

O Orador:—Devo em todo o caso dizer que o delegado do norte, embora possuído da melhor das boas vontades para atender a todas ás necessidades do abastecimento público, não poderá, infelizmente, satisfazer a tudo, porque processos de comércio, bem deploráveis, têm sido adoptados depois oue veio B. °"U6rra, e não vemos que se aproxime o termo do seu uso e abuso. Portanto, esse Sr. delegado há--de ter dificuldades em dar completa execução a todos os seus bons desejos. Deveremos ter em linha de conta a situação real que se nos apresenta. Em todo o caso muito há a esperar da boa vontade desse delegado, que será ajudado pela acção enérgica do Governo, pára que se modifique fundamentalmente o actual estado de cousas.

Com respeito às observações do Sr. Mem Verdial, direi que S. Ex.a foi um tanto um quanto ásperjb nas apreciações que fez a funcionários da Direcçãc Geral da Contabilidade.

Não está, nem poderia estar no ânimo desses funcionários, prejudicar quem que-ré que seja. O que se dá é o caso de sobre esses funcionários impenderem grandes responsabilidades que lhes são impostas pelos preceitos das leis de contabilidade, e naturalmente serem, por essa razão, levados a não satisfazer quaisquer reclamações sem que façam a detalhada análise das mesmas.