O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26

Há, é certo, muitas outras, mas em geral duma importância mais secundária em relação a estas três bibliotecas; a despeito das preciosidades bibliográficas e até manuscritas que também encerram.

Por exemplo, na Torre do Tombo existe a documentação necessária para a reconstrução de toda a nossa historia foraleira, tradicional e administrativa. Mas na Biblioteca Nacional não só se reúnem elementos constitutivos da história portuguesa, como também da história de toda a Europa, e não tenho receio de errar,-afirmando que a Biblioteca Nacional de Lisboa é uma das primeiras de todo o mundo.

Não tenho dúvida alguma em o afirmar. Trata-se dum património que nos foi confiado, e pelo qual temos de velar e cuidar.

Sr. Presidente: eu visitei há dois dias a Torre do Tombo, e sobre os' vermes apenas encontrei os que não poderia deixar de exitir em todas as bibliotecas, como de resto nas minhas pobres estantes também existem.

Do que o Ex.mo director daquele arquivo me mostrou, tudo achei na melhor ordem, sendo contudo de presumir que ali haja muito mais para ver e que nfto oferecerá tam lisongeiroo aspectos.

Preguntei pela Bibia dos Jerônimos, que me foi dito achar-se em belo estado, embora guardada em caixa de papelão, o que certamente destoa-do que tenho visto nos melhores museus estrangeiros, onde as preciosidades bibliográficas, quando não recolhem carinhosamente aos museus adequados, se conservam geralmente em caixas de cristal, etc.

Não são tam optimistas, portanto, as circunstâncias, como o ilustro Sr.Dr. Baião as quere; os muitos guardas mores o entre eles Kui de Pina e outros que pungentemente se queixam das amarguras por-quo tCm vindo a passar através dos séculos os arquivos nacionais e os roubos escandalosos que por ali se têm praticado.

Como, porém, a Torre do Tombo não é o objectivo especial do problema que neste momento está -presente a esta Câmara, relegarei também as minhas inque-rições àquele estabelecimento, para momento mais oportuno, que não tardará muito.

Diário da Câmara dos Deputados

Antes, porém, que chegue a hora de entrar neste ponto, permita-se-me por agora examinar o que está em perigo de se estragar e perder na Biblioteca Nacional de que nos estamos ocupando.

O actual conservador da Biblioteca é o Sr. Jaime Cortezão, a quem, embora tenha já havido porventura quem lhe irro-gue censuras, eu presto toda a qualidade de louvor, pela coragem de vir patentear ao mundo o estado em que se encontra a Biblioteca.

O mal vem de traz; é antigo.

Por assim dizer, o fundo da Biblioteca é constituído pelos corpos de livros que vieram dos extintos conventos.

Já traziam o elemento preciso para a perdição; o gérmen do mal que os aflige.

Têm-se revesado vários conservadores, mas este foi o primeiro, embora muitos já tenham falado no assunto ao de leve, que tratou dele, levantando uma campanha nacional.

Por conseguinte, fez mais alguma cousa do que os seus antecessores. (Apoiados) .

A S. Ex.a tributo o elogio que me parece ser-lhe devido e justo.

Ora um dos papéis de vulgarização e alarme publicados e afixados nas paredes dos edifícios de S. Francisco, dão-se como componentes da Biblioteca seis proveniências, genéricas e certas como classificação, mas talvez insuficientes para os menos lidos, que são o maior número.

S. Ex.a fez isto como erudito.

Torna-se preciso, por isto, detalhar um pouco mais para melhor conhecer o que ali existe.

Temos ali, entre outros, os preciosos Códices dos Conventos de Alcobaça, de valor inestimável para investigação.

Abundam os livros indispensáveis que hão-de resurgir no.momento«próprio para o renascimento da nossa nacionalidade.

É preciso que estejam intactos, não porqne alguém os vá ler agora: ninguém neste momento histórico ali vai ler livros daqueles nesta época. Mas há obrigação de conservá-los para a oportunidade.