O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

. Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Presidente:—Está esgotada a inscrição. Vai ler-se a moção do Sr. Leio Portela.

O Sr. António Maria da Silvai (para um requerimento}:—Sequeira a prioridade para a votação da minha moção.

Aprovado.

O Sr. Augusto Dias da Silva: — Requei-ro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.° do Regimento.

Procede-se à contayem em contraprova.

O Sr. Presidente: — Aprovaram 30 Srs. Deputados e rejeitaram 40. Está, portanto, rejeitado.

Vai votar-se a moção do Sr. Raul Leio Portela.

O Sr. Brito Camacho (sobre o modo de votar):—Sr. Presidente: pedi a palavra para lembrar a V. Ex.a que tendo o Sr. Álvaro de Castro declarado que votava a moção do Sr. António Maria da Silva e tendo eu declarado que votava tambôm a mesma moção, entendo em minha consciência que não posso deixar de a votar, sobretudo depois das palavras do Sr. Presidente do Ministério. Foi por isso que eu aprovei a prioridade para a moção do Sr. António aviaria da Silva.

Não consinto, com a minha responsabilidade, que um artifício, seja qual for, determine uma crise ministerial, pelo único motivo de não ter sido votada uma moção que o deveria ser.

O Sr. Eduardo de Sousa (para um requerimento)—Requeiro votação nominal para a moção do Sr. Leio Portela.

Rejeitado.

O Sr. Presidente :-moção do Sr. Portela. foi rejeitada.

-Vai votar-se a

O Sr. Augusto Dias da Silva: — Requeiro a contraprova e invoco o § 2.° do artigo 116.° do Regimento.

Procedeu-se à contraprova e contagem.

O Sr. Presidente:—Aprovaram a moção 19 Srs. Deputados e rejeitaram 50. Está, portanto, rejeitada.

O Sr. Velhinho Correia (para um requerimento] : — Peço u V. Ex.a, Sr. Presidente, que consulte a Câmara sobre se permite que eu retire a minha moção.

Autorizado.

. O Sr. Álvaro de Castro (para um requerimento}:— Requeiro a V. Ex.a que consulte a Câmara sobre se me autoriza a retirar a minha moção. Autorizado.

O' Sr. Presidente:—Vai ler-se a moção do Sr. António Maria da Silva. Foi lida na Mesa.

O Sr. Eduardo de Sousa: — Requeiro votação nominal para esta moção.

O Sr. Ferreira da Rocha (sobre o modo de votar}: — Sr. Presidente : a moção do Sr. António Maria. da Silva é, nas suas conclusões, sensivelmente a mesma cousa que eu havia apresentado. Tem a minha moção considerandos que justificam essas conclusões. A possível que os membros da maioria não queiram votar esses considerandos, porventura pelo facto do Governo os não aceitar; mas das declarações dos Srs. Álvaro de Castro e Brito Camacho deduz-se que a moção do Sr. António Maria da Silva é aprovada pela Câmara, dentro da orientação que se conclui dos meus considerandos.

Devo por isso declarar, pessoalmente, que não considero prejudicada a minha moção pela do Sr. António Maria da Silva.

Foi rejeitado o requerimento do Sr. Eduardo de Sousa.

O Sr. Brito Camacho (para declaração de voto}:—.Desejo simplesmente declarar que estando nós todos na intenção de votar a moção do Sr. António Maria da Silva, inútil -se torna a votação nominal.

O Sr. Leio Portela (para declaração de voto}:—Declarou o Sr. Brito Camacho que o Partido Republicano Liberal, a que eu pertenço, votava sem discrepância a moção ds Sr. António Maria da Silva, porque ela importava a anulação do despacho do Sr. Ministro.