O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

Diário da Câmara dos Deputados

de quaisquer assuntos. V. Ex.a compreende a facilidade com que se pode iludir .o uso da palavra para explicações.

V. Ex.as têm razão, mas desde que se estabeleceu Cste sistema de pedir a palavra para explicações, o único modo de modificar um tal sistema seria propor que esta forma do procedar fosse modificada.

(Apoiados).

S. Ex.a não reviu.

O Sr. Constando dê Carvalho: — Sr.

Presidente: parece-me tumultuaria a maneira como os Srs. Deputados conseguem o uso da palavra para alterar a inscrição respectiva.

Julgo que seria melhor consultar a Câmara sobre o sistema de estabelecer a prioridade para uso da palavra, tque poderia ser o sistema da ordem alfabética do nome dos Srs. Deputados.

Sussurro. . Protestos.

O Orador: — Com o sistema seguido, a confusão há-de continuar, pois pedem a palavra às vezes vinte e trinta Srs. Deputados ao mesmo tempo.

O nrnrlnr ??<_70 p='p' reviu='reviu' _='_'>

O Sr. Eduardo de Sousa (para explicações'} : — Sr. Presidente : pedif a palavra para explicações especialmente, fazendo. notar o § único do artigo 03. °

Sr. Presidente : declaro a V. Ex.a que pedi a palavra para explicações, e não podia deixar de explicar à Câmara o motivo por que há tantos dias andava pedindo a palavra, estando presente o Sr. Ministro das Finanças.

Obtive a resposta do Sr. Ministro ,das Finanças e estou satisfeito.

Tenho dito.

O orador não reviu.

' O Sr. Abílio Marcai : — Sr. Presidente : somente, desejo dizer que por este sistema de escalar, a palavra pedindo-a para explicações, não poderá haver ordem nos trabalhos e necessário é não dar seguimento a esto processo tumultuário.

(Apoiados).

O orador não reviu. .

O Sr. Presidente: — Vários Srs. Deputados acabam de pronunciar-se sobre a

forma como é feita a inscriç'ão da palavra para antes da ordem do dia.

Eu devo declarar que é absolutamente impossível deste lugar da Presidência, entre vinte ou trinta Srs. Deputados que pedem a palavra, distinguir a ordem por que a pedem; e, assim, entendo que poderia fazer-se a inscrição na Mesa à medida que chegassem à Câmara e se inscrevessem os que quisessem falar. (Apoiados}.

Portanto, vou consultar a Câmara sobre se entende que a inscrição para antes da ordem do dia se faça directamente na Mesa e pela forma indicada.

S. Ex.a não reviu.

Foi aprovado,

O Sr. Garcia da Costa: — Sr. Presidente : começo por declarar que concordo com a proposta que foi aprovada com respeito à inscrição, proposta que já foi aqui chamada da bicha.

Já um Sr. Deputado tinha proposto que fosse seguido o sistema da ordem alfabética, contra a qual, porém, protestou quá-si toda a Câmara.

Todavia, esse processo tinha a vanta-gem^de acabar com o espectáculo que se dá do, quando se abre a inscrição para antes da ordem do dia, pedirem a palavra mais de vinte Srs. Deputados ao mesmo. tempo,-• o que, a quem está na sala, dá má impressão, e a quem estiver nas galarias certamente produzirá um péssimo efeito, segundo creio, apesar de- desse lugar nunca o ter observado.

O Sr. Presidente:—Não se pode discutir uni assunto que já foi votado.

O Orador: —Pede-se a palavra para interrogar a Mesa e não se interroga a Mesa; pede-se a palavra, sobre o modo de votar, e não se discute o voto.

Tenho ouvido dizer que é uso, praxe, etc. Mas V. Ex.a tem uma boa forma de obstar a esses abusos: é vetirar a palavra quando se afastem do assunto.

Eu desejava ver presente o Sr. Ministro do Comércio, mas como Sv Ex.a não está, peço ao Sr. Ministro da Instrução a fineza de lhe transmitir as minhas considerações.