O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

cobrar logo receitas, como por exemplo, aumentar o preço do tabaco; quere dizer, poder-se-ia arranjar outro tanto, em vez de se ir criar um maior encargo para o País. Pede-se a prorrogação do artigo 1.° da lei n.° 971, o que aliás ora o que va-mos fazer, isto é, comprimir as -despesas, ir conquistando a confiança de todos, para depois se fazer o empréstimo que realmente ,ó necessário, mas uni empréstimo que tivesse como garantia uma boa administração. .

Esta boa administração é preciso que se faça, o eu devo dizer que preferia reduzir os quadros, embora tivesse de pedir a muitas creaturas, que são estrénuos defensores da sua algibeira, que fossem para casa com o ordenado por inteiro, porque o Estado ainda lucraria. Isto é pelo menos moral, e daya direito a que depois se fosse pedir a toda a gente que desse para cá o seu dinheiro, embora se lhe não desse nosse momento a devida consignação.

Agora, irmos mais dois meses recorrer ao produto do empréstimo, não concordo, porque depois não temos autoridade para ir ao estrangeiro tratar dum novo empréstimo, desses empréstimos dignifica-doros, cujo fini ó destinado a colher os produtos do nosso solo africano, que há--de vir salvar o país.

£ Porque não dão essas tais forças vivas ao Governo os íaeios indispensáveis para o Jabrico do pão, evitando que ele se veja na necessidade de importar o trigo nas mesmas condições de deboche em que o temos feito até agora? (Apoiados).

Se o Sr. Ministro àa Agricultura conseguisse acabar com o conchavo da panificação junta à moagem, S. Ex.a ter-se--ia levantado perante a cpinião pública e praticado um acto de incontestável benefício público. Eeceio, porém, que o não consiga; as forças vivas ulo lhe hão-de dar licença para tal, não obstante o incondicional apoio que certamente lhe daria um dos mais importantes 5>rgãos da imprensa, O Século. Todavia, s« S%. Ex.a o conseguisse, eu não hesitaria em confiar na sua acção e não me .-repugnaria acreditar que S. Ex.a era capaz ds esmagar aquelas criaturas que criminosamente nos têm espoliado, rindo-se, ainda por cima, de nós.

O orador não 'reviu.

Diário da Câmara dos Deputados

O vSr. Alberto Jordão:—A comissão de finanças, tendo tomado na devida consideração as resoluções desta Câmara, relativamente à equiparação de vencimentos do funcionalismo público, resolveu dar parecer favorável à proposta do Sr. Ministro das Finanças, embora entendesse dever acrescentar um artigo novo, em que se preceitua que as resoluções sobre o assunto terão carácter provisório, e que o Governo dará conta ao Parlamento do uso que fizer dessa autorização.

A comissão 4e finanças tem seguido com bastante interesse esta questão, desejando ardentemente que ela seja tratada com a máxima brevidade. Todavia a referida comissão entende que este Parlamento se não deve encerrar sem cuidar, conjuntamonte, da situação eni que se encontram os funcionários dos governos "civis e os tesoureiros da fazenda pública, tanto mais que o projecto que lhes diz respeito não traz o mais insignificante aumento de despesa, e ainda o Parlamento não tomou resolução alguma respeito desses funcionários do Estado.

Nestes termos, em nome da comissãa de finanças requeiro que, em seguida à discussão das propostas de lei, referentes ao crédito extraordinário e à contribuição predial, se discutam os pareceres relativos à equiparação dos vencimentos dos funcionários do Estado e dos funcionários dos governos civis.

O orador não reviu,

O Sr. Presidente:—Vou pôr â votação o requerimento do Sr. Alberto Jordão. Foi aprovado.

O Sr. Brito Camacho: — Eequeiro qu« se consulte a Câmara, sobre se permite a prorrogação da ° sessão até se votar a matéria que se discute.

O Sr. António Maria da Silva: —Desejava que V. Ex.a elucidasse a Câmara, dizendo qual a sua intenção, isto é, se os trabalhos continuarão indefinidamente até a votação completa do parecer, ou se, interrompe a sessão, e a que horas o íajz.