O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

de 18 ã» Agosto dê 1930

o seu lugar nesta Camará. No omtanto, e pela muita consideração que me mereço o Sr. Dr. Vasco Borges, ou entendo que se devem fazer as mesmas démurches que se têm feito junto de outros Senhores 'Deputados, isto é, que a Mesa em nome desta Câmara, manifeste a S. Ex.a a nossa mágoa, por o vermos afastar do nosso grémio e instar para que desista do seu propósito.

E, já que estou no uso da palavra, desejo dizer a V. Ex.a que me passou despercebida uma carta, que foi lida numa sessão anterior, do Sr. Luís Tavares, pedindo a renúncia do seu lugar de Deputado.

Se a tivesse ouvido ler, eu diria a V. Ex.a que eram desnecessárias quaisquer démarches, porquanto estava autorizado por S. Ex.a a dizer que a sua resolução era irrevogável.

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Domingues dos Santos : — Pelos jornais de hoje e pela carta que acaba de ser lida na Mesa, tive conhecimento de que o Sr. Vasco Borges declara abandonar a actividade política e renunciar ao seu lugar.

Sr. Presidente : o Sr. Vasco Borges pertence ao grupo a que pertenço também, o onde S. Ex.a teve sempre um lugar de destaque, devido às suas altas qualidades de inteligência e aos seus primorosos doíos de carácter. Nestas condições, o Partido Republicano Português vê com profundo sentimento que 'S. Ex.a se afaste dum Partido onde sempre foi honrado com a distinção a. que tinha direito.

O Sr. Brito Camacho entendo que junto de S. Ex.a se devem realizar as devidas démarches para que desista da sua intenção. e o Grupo Parlamentar Democrático associa-se a ôsse voto, com tanto mais interesse quanto ó certo que vê com mágoa S. Ex.a abandonar a actividade política. Estamos numa época em que ó indispensável que todos os homens do boa vontade e inteligência lúcida se associem para. salvar a Pátria e a República, o neste número encontra-se o Sr. Vasco Borges, razão por que este Grupo entende que S. Ex0!l não presta um bom serviço ao seu

11

Em nome, pois, do Grupo Parlamentar Democrático, entendo que V. Kx.a deve instar junto dele para que retiro a carta que enviou. . . Y

Tenho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Alberto Jordão: — Sr. Presidente: em nome do Partido de líoconstitul-ção Nacional, e relativamente à carta do Sr. Vasco Borges, oforece-se-ine dizer a V. Ex.a e à Câimra que este Grupo entende que se devem realizar as démarches a que se referiu o Sr. Brito Camacho, e que se sente muito honrado em que S. Hx.a volte a ocupar o seu lugar nesta Câmara.

Tenho dito.

O orador não reviu.

G Sr. Eduardo de Sousa; — Sr. Presidente: podi a palavra, para, om nome dôste lado da Câmara, me associur às manifestações produzidas, no sentido de que o Sr. Vasco Borges volte a ocupar o seu lugar. Trata-se dum intemerato republicano, que merece a consideração de todos, motivo por que, com toda a sinceridade, me associo ao voto proposto, a fim de que S. Ex.a desista da sua intenção.

To.nho dito.

O orador não reviu.

O Sr. Júlio Martins: — Em nomo dos Parlamentares do Partido Popular, associo-mo a todas as démarches em relação ao pedido de renúncia do Sr. Vasco Borges.

O Sr. Presidente: — Em vista da manifestação da Câmara, desempenhar-me hei dessa missão, e comunicarei ao Sr. Vasco Borges os desejos dos Srs. Deputados e da Câmara»

Dá-se conta das

Dos Srs, Jacinto do Freitas © Pereira Júnior revogando a segunda parte do artigo 8$.° 1a tabela rins emolumentos o salários judiciais de 13 do Maio do 1896»

Pa m c GoiuitèâõlQ d® lecjiéiloíw® @ivll fl

c* u