O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Se»«ão de 23 de Novembro de 1920

O Orador : — S. Ex.a Deão se encheu de l tristeza por ver a situação dezembrista.

Mas agora sim, porque vê ali os dois elementos que o combateram. (Apoiados).

O republicanismo do Sr. Álvaro de Castro não lhe merece confiança.

O Sr. Hermano de Medeiros: — Não ó isso, não é isso.

O Orador: — .Estou aqui a falar muito claramente. Sinto não ter por vezes, aquelas rajadas de oratória que vem das universidades, mas tenho a sinceridade da minha alma, que é tanto de respeitar como a carta de bacharel. (Apoiados).

O Sr. Jorge Nunes veio lançar o repto. Aceito-o; e agora tem de me ouvir. Há--de ouvir, e hci-de acabar por lhe demonstrar que S. Ex.a, que se encheu rle tristeza pela constituição deste Ministério, não se encheu do tristeza, e poderia até ter-se enchido doutra cousa, com a constituição do Ministério dezembrista.

ó que V. Ex.a Sr. Álvaro de

Porque Castro . .

O Sr. Presidente : — Advirto a V. Ex.a de que é a hora de encerrar a sessão.

O Orador: — Termino já, e pedirei a V. Ex.:i me reserve a palavra para amanhã.

Porque é que V. Ex.a Sr. Álvaro de Castro, que é uma grande alma, quis salvar a República, com a sua nobreza de republicano, nas alturas em que muito miserável fugira?

Porque é que essa alma repiiblicaua de Cunha Leal, esse peito palpitante de re-

19

pnblicanismo foi a Santarém ver se, por acaso mesmo que morresse a República, ôle ficava ligado à história pátria duma maneira levantada?

Porque é que o Sr. Júlio Martins, soldado, foi a Chaves para sebatõr pela República, e evitar que ela se perdesse, e fazer com que o Sr. Jorge Nunes mais uma vez fosse Ministro? (Apoiados).

Devo agora agradecer as palavras do Sr. Jorge Nunes, que me deram ensejo de dizor estas cousas, e ao qual me ligara laços de amizade pessoal.

Reservo-me para continuar amanhã.

Vozes: —Muito bem.

O discurso será publicado na integra, revisto pelo autor, guando restituir, revistas, as notas taquiyráficas que lhe foram enviadas

O Sr. Presidente: — Está encerrada a sessão.

Ordem do dia a mesma do hoje. Eram 18 horas e 10 minutos.

Documentos enviados para a Mesa durante a sessão

Requerimento

Requeiro que, pelo Ministério da Guerra me seja fornecida com urgência, cópia da sindicância aos actos de Joaquim de Carvalho Moreira, médico em Castelo de Paiva, ordenada pelo Ex."'° Ministro do Interior, em Abril de 1919 e realizada pelo Dr. Artur Rodrigues de Almeida Ribeiro, sindicância que pelo Ministério do [nterior foi enviada ao da Guerra em Junho de 1919, com o ofício n.°344, L.°69. O Deputado, João Salema.

Expeça-se.