O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 24 e. 25 de Novembro de 1&2Ô

ceiras para obter receitas, pois podia suceder talvez que o aumento da circulação fiduciária se dispensasse.

Encontram-se noste programa mais princípios e mais medidas. Serão mesquinhas, não valerão quási nada, mas são para nós um programa que é hoje do Governo e que amanhã será da oposição.

O programa que aqui se encontra nas poucas linhas da declaração ministerial constitui já suficiente labor para uma Câmara que queira trabalhar, mas seria absurdo julgar que o que aqui está somente constitue as ideas dos homens do Governo: há mais alguma coisa, mas seria inconveniente e desnecessário que numa declaração ministerial, que é unicamente uma simples enunciação jde três ou quatro das medidas que o Governo julga úteis adoptar, se fizesse um estendal enorme— o que aliás é fácil a qualquer Governo — de medidas a pôr em execução. Para isso bastaria copiai* programas não só nacionais, como estrangeiros, sem que isso representasse qualquer cousa de extraordinário.

Magoou-me muito que aqui na Câmara se tivesse querido mostrar ao país que os homens que constituem o Governo não têm a compreensão das responsabilidades que assuminnn.

Todos reconhecem e sabem o embaraço em que neste momento se encontram os problemas económicos e financeiros do pais e a situação em que se encontram o comércio e a indústria.

O Governo conhece o projecto do Sr. Alves dos Santos sobre a utilização das quedas de água e lamento que seja inferior àquele que já foi apresentado.

O Governo tem ura largo plano, cujos projectos serão aqui trazidos pouco a pouco.

Como V. Ex.as vêm, o estado em que se encontra a minha voz não permite que eu fale por muito tempo; cm nome do Go-vèrno, depois do debate, eu terei ocasião de dizer em último lugar o que entender que for necessário.

Tenho dito.

O orador não rfímn.

O Sr. Augusto Dias da Silva:—Pedi a palavra para dizer ao Sr. Presidente do Ministério que a sua resposta mo não aa-rm absoluto.

49

Desejaria que S. Ex.a me dissesse alguma cousa sobre os ftjrroviários e sobre o pessoal dos tabacos.

Sr. Presidente: o pessoal da Companhia dos Tabacos encontra-se numa situação como esta que passo a citar à Câmara: a Companhia criou várias marcas novas, sendo uma delas o tabaco «Virgínia». Posso afirmar a V. Ex.a que os operários uianipuladores de tabaco ganham oito centavos por cada quilo do tabaco manipulado, e emquanto o operário ganha essa diminuta importância o revendedor ganha quatro escudos por cada quilo de tabaco manipulado. Chamo para Ostc ponto a atenção de S. Ex.a.

Por aqui se pode ver a alta justiça que assiste a esse prssoal nas sua s reclamações. A Companhia abusou das lois da República, ó preciso, portanto, metor essa Companhia na ordem, e parece-me que ninguém mais do que o Sr. Cunha Leal, hoiiifjm cuja energia todos reconhecemos, é capaz de o fazer.

IMo que diz Despeito no pessoal da Companhia das Aguas, parocc-me que a resposta do Sr. Ministro das Finanças podia ser concreta, pois que essa Companhia, como disse a V. Ex.a, também desrespeitou as leis da República, porque tendo aumentado o preço da água aumentou também, sem que a lei lho permitisse, o número das horas xde trabalho ao seu pessoal.

Há um ponto do meu discurso a que o Sr. Presidente do Ministério não respondeu.. Eu disse a S. Ex.a que neste último domingo o pessoal oporário da Câmara Municipal tinha promovido um comício, que foi dissolvido p^la autoridade. No dia imediato o Centro Socialista de Bemfica fez uma festa no Teatro Salão dos Anjos devendo falar num dos intervalos a Sr.a, D. Maria ONeill; pois a autoridade proibiu também que essa Sr.a falasse. No dia imediato, para não parar, o povo de Lisboa, ou alguém por ele, quis protestar contra a Câmara Municipal de Lisboa a propósito do aumento do tarifas a conceder à Companhia Carris, sendo essa reunião também proibida.