O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 9 de Dezembro de 1920

17

para continuar no desempenho de tal comissão, deve-se concluir que a pessoa agora nomeada pelo Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros, o ST. Jaime de Sousa, possui as mesmas qualidades de competência e idoneidade do Sr. Vitorino Guimarães.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangei-sos (Domingos Pereira) : — Absolutamente.

O Orador: —

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Pereira):—Eu posso garantir a V. Ex.a que nem eu nem o Sr. Melo Barreto recebemos qualquer indicação do Sr. Afonso Costa nesse sentido.

O Sr. Barbosa de Magalhães: — Estamos aqui a;perder tempo com notícias de jornais. £ E assim que queremos melhorar a situação do País?. . .

Trocam-se apartes.

Sussurro.

O Sr. Presidente: — Peço a atenção da Câmara, e ao orador a fineza de não estabelecer diíílogo e dirigir-se à Mesa.

O Orador: — Eu não sei nem o País sabe quem é esse Sr. Nordeste para o ver assim indicado já para nosso ministro na Tcheco-Slováquia.

O Sr. Barbosa de Magalhães: — Mas quem diz a V. Ex.a que ele foi indicado?

O Orador: — Li-o com assombro nos jornais, do partido de V. Ex,n. O que eu porém não disso é que essa liquidação, atribuída ao Sr, Afonso Costa, tivesse sido feita ao Sr, Ministro dos Estrangeiros, ou ao sou sucessor.

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Pereira):—Nilo foi a mim nem ao Sr. Melo B-arreto.

O Orador: — Prosseguindo no meu raciocínio, e colocando-me dentro do ponto de vista estabelecido pelo Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros quanto à idoneidade dos dois parlamentares agora nomeados por S. Ex.a para a tal comissão de Paris, devo concluir, dadas as afirmações de V. Ex.a, que, se o Sr. Jaime de Sousa possui precisamente as mesmas qualidades que o recomendaram para substituir o Sr. Vitorino Guimarães, também o Sr. Velhinho Correia, por .igual razão, deve possuir as mesmas qualidades de competência do Sr. Nordeste para que a este vá substituir. (Risos}.

Sr. Presidente: não disse,o Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros qual a natureza especial dos serviços diplomáticos que esses dois ilustres Deputados iam tam apressadamente exercer...

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Pereira): — Então eu não disse que era na Comissão de Reparações?

Apartes.

O Orador: — Vejo-me na necessidade de interromper as minhas considerações, visto os apartes com que alguns Srs. Deputados procuram abafar a minha voz, denunciando assim um estado de enerva-mento realmente algo estranho.