O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

26

Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Plínio Silva: — Chamo a atenção de V. Ex.a para o projecto que começou. a discutir-se referente à escola de recrutas. Estamos a 21, e foi dada a inscrição de recrutas para l de Março. As ordens; do Ministro da Guerra são ilegais, e, afirmo aqui que sou eu que aconselho aos mancebos encorporados que se não apresentem.

O Sr. Pereira Bastos: — Não apoiado,,

O Orador:—Peço a V. Ex.a para fazer o possível para que amanhã se discuta o projecto dado para ordem do dia.

Devo salientar que, apesar do «não apoiado» do Sr. Pereira Bastos, há muita gente que pensa como eu. (Apoiados).

O orador não reviu.

O Sr. João Luís Ricardo : — E para ler à Câmara um telegrama que acabo de receber de Viana do Castelo, que ó a coroa final do assunto tratado aqui hoje por mim.

Viana do Castelo. 21. — Lendo a nota oficiosa do Ministério da Agricultura apresso-me a comunicar a V. Ex.a que os 20 contos aludidos se encontram depositados, sob o n.° 55:622, Caixa Económica Portuguesa, desde Julho quando dos consumidores da comissão de subsistência^ da minha presidência puderam cobrar todo o género vendido. A comissão pediu a demissão sob a minha presidência, após a saída de V. Ex.a do Ministério e sempre publicou editais do custo t> venda e mais1, despesas feitas Protesto contra as torpes e levianas insinuações a homens de bem. Abraço V. Ex.a — Rodrigo Abreu.

Portanto, fica a Câmara sabendo a maneira como correm os assuntos nos Ministérios. A comissão de subsistências do Viana do Castelo, desde Julho passado, tem depositada a importância de 20 con-contos.

O orador não reviu.

O Sr. Presidente: — A próxima sessão é amanhã, à hora regimental. A ordem do dia é a mesma. Está encerrada a sessão. Eram 19 horas e 5 minutos.

, Documentos enviados para a Mesa durante a sessão

Re querimento

Eequeiro que, pelo Ministro das Colónias, me sejam enviados os sseguintes volumes :

La Guinée Portugaise.

Populações Indígenas de Angola.

Em 21 de Fevereiro de 1921. — Barto-lomeu Severino.

Expeça-se.

Requeiro que, pelo Ministério- da Guerra, me sejam dadas as seguintes informações :

1." Se o Ministério da Guerra tem conhecimento do processo movido pelo Director Geral de Saúde contra Júlio Maria de Sousa, major farmacêutico miliciano territorial e actual director interino da Farmácia Central do Exército, por dívidas ao Estado;

2.° Se nesse tempo o referido oficial se encontrava em serviço activo do exército;

3.° No caso afirmativo qual o procedimento havido para com esse oficial;

4.° Qual o número de oficiais* superiores milicianos de qualquer arma ou serviço que estejam no activo;

5.° Desses oficiais quais ss.o os que estão ao abrigo da circular 110 da Reparti-ção do Gabinete, de 15 de Setembro de 1919;

6.° Dos que não estão ao abrigo do supramencionada circular, quais as razões de ordem moral, técnica e legal que justifiquem ou permitam a permanência em serviço activo de tais oficiais;

7.° Quais os seus nomes, postos, arma ou serviços a que pertencem e suas colocações.

21 de Fevereiro de 1921. — José António da Costa Júnior.

Expeça-se.

Requeiro que, pelo Ministério do Trabalho, com a máxima urgência me seja prestada a informação segura da fase do processo por dívidas em que é autor o Ministério Público junto do Tribunal do Comércio de Lisboa, e réu o cidadão João Maria de Sousa, com farmácia na Rua das Pretas, 30, desta cidade.

21 de Fevereiro de 1921. — José António da Costa Júnior.