O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

6

Diário âa Câmara doa Deputado»

perante a Câmara que, para que a organização miliciana possa entre nós tei toda aquela utilidade e ser, na verdade, um facto, é absolutamente indispensável que haja a organização do comando.

Pregunta a todos que o escutam, profissionais ou curiosos que intervêm nestes assuntos, pois ^ue para ele, orador, tanto respeita e estima lhe merecem aqueles que são profissionais como os curiosos? que só interessam por estes assuntos, se eles têm a convicção de que o nosso país possui neste momento os elementos necessários para improvisar convenientemente os comandos.

Não irá longe da verdade dizendo que se àqueles seus camaradas que tiveram a honra de tomar parte na última guerra não forem facultados os meios necessários para poderem continuar o seu aperfeiçoamento, e se não se esquecerem das lições que ali aprenderam, dentro em pouco tempo achar se hão absolutamente atrasados relativamente aos seus camaradas dos outros exércitos.

Desejaria que a Câmara lhe dissesse se no último orçamento do Ministério da Guerra votou as verbas necessárias para que o nosso estado maior possa dispor daqueles meios necessários para instrução e preparação.

Nós somos muitas vezes' injustos e del-xamo-nos facilmente levar pelas palavras daqueles que não estão bem ao facto dos assuntos de administração pública.

Ele, orador, quero neste momento prestar justiça ao nosso estado maior do exército, onde lia homens de incontestável valor, porque sabe que a maior parte deles desejariam ardentemente que lhe fossem facultados todos os meios para poder adquirir aqueles elementos de preparação técnica que os habilitasse convenientemente a bem desempenhar-se da sua missão.

Mas sabe, também,—com amargura o diz — que o nosso estado maior nem sequer dispõe duma verba para assinar f.s revistas estrangeiras da'especialidade e as últimas publicações militares.

Sabe mesmo que o nosso estado maior, há anos a esta parte, não pode realizar aqueles reconhecimentos e viagens de estudo que costumava realizar, exercícios esses absolutamente indispensáveis para a boa preparação dos novos oficiais.

Desejaria bastante que antes de se tomarem sobre este importante assunto quaisquer deliberações, se reflectisse inteligentemente sobre as condições em que entre Jnós se encontra o alto comando. Este problema, muito mais do que à primeira vista parece, interessa profundamente à vitalidade da Nação.

Ele, orador, conhece o nosso País e conhece um pouco a psicologia, das multidões.

Prevê, por isso, o que não se diria amanhã do nosso estado maior e dos seus oficiais, se por acaso fôssemos envolvidos numa guerra.

Qs generais seriam amesquinhados e o estado maior sofreria os maiores insultos por não terem sabido desempenhar-se da sua missào.

Simplesmente a opinião pública esquecer-se-ia, então, de que os únicos responsáveis eram tam somente aq neles que por um mal compreendido espírito de economia não souberam ou não quiseram rodear o alto comando dos elementos indispensáveis à sua moderna, sábia e eficaz preparação. (Apoiado*).

É fácil fazer julgamentos & posteriori, o que não seria fácil seria, o reconhecimento dos erros próprios .. .

Mas nós que lutamos com as mais graves dificuldades de ordem financeira; mas nós, — ó ele, orador, o primeiro a reconhecê-lo,— que não podemos neste momento dotar o exército, não diz com o que ó necessário porque seria difícil, para a sua defesa, mas para a sua instrução. (Apoiados).

Nós que não podemos, porque isso seria um encargo bastante pesado, dar ao exército todos os meios mati-riais de que necessita para a sua instrução, nós temos, em sua opinião, de recorrer a outros processos que até certo .ponto possam compensar essa falta, que por dificuldades financeiras não podemos; suprir neste momento, e que são incontestavelmente o envio de missões ao estrangeiro.