O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

19
Sessão de 11 de Janeiro de 1923
não suceda com o Sr. Fontoura da Costa o mesmo que aconteceu comigo, que, sendo Ministro do Fomento, um agrónomo declarou-me que não podia ir exercer o seu cargo para Évora, porquanto não se entendia com a agricultura dessa região, como se o trigo, o centeio, a cevada e a fava mudassem as suas características pelo facto de serem semeados em Évora, Vila Real ou Bragança.
Afirmou um ilustre orador, fortemente apoiado pelo ilustre Deputado Sr. Carlos de Vasconcelos, que eu sou forte em habilidades.
Devo dizer a S. Ex.ª que eu desejo ser hábil, mas nunca procurei ser habilidoso.
Realmente, em política requere-se uma certa habilidade, pelo menos, com o fim de evitar que os homens se tratem como feras.
Dentro da política envido todos os esfôrços com o fim de estabelecer as boas relações entre todos.
Quando me chamam oportunista, não me importo, se essa palavra significa a paz entre a família republicana e o combate a todos os aventureiros que fabricam as listas para servirem camionetes, por ocasião de revoluções que êles fizeram para fins inconfessáveis, principalmente aqueles aventureiros que vieram para a política para fins desonestos.
Devo dizer que tenho muita honra em que me chamem oportunista.
Disse-se que tinham saído dois Ministros e que me havia sido dada a honra de preencher êsses lugares no Ministério da minha presidência, afirmando-se que assim eu formara o quarto Ministério da série.
Devo explicar que os dois Ministros saíram, porque quiseram.
O Sr. Leonardo Coimbra saiu porque quis, embora declarasse num discurso as razões que determinaram a sua saída do Ministério.
Concordo com o que disse o Sr. Cunha Leal.
Preferia que êles tivessem dito de sua justiça no Congresso da República.
Apoiados.
Assim é que entendo que deve suceder dentro de uma democracia.
Apoiados.
A ninguém devem incomodar as explicações dadas num Parlamento com o respeito que devemos a cada um de nós, sôbre uma questão que se suscita num gabinete, sujeitando-nos ao veridictum das assembleas legislativas.
Apoiados.
Assuntos desta ordem devem ser tratados no Congresso da República.
O Sr. Leonardo Coimbra saiu, porque quis, como já disse.
Enganam-se todos os que julguem que não sou sincero em política. Não tenho a palavra para iludir o pensamento e eximir-me à responsabilidade dos meus actos.
Já me vi no Congresso da República e em todos os jornais agredido, e não me intimidei.
Tenho presente a declaração ministerial na parte que se refere à pasta da Instrução, e devo dizer ao Sr. Lino Neto que não foram as intrigas que impediram que se encarasse de frente o problema do ensino religioso.
Sôbre o que diz o jornal a Época cumpre-me declarar que os homens muitas vezes precipitam-se nas suas apreciações. É bom que se não faça um ligeiro juízo da dignidade dos outros e se preste justiça às suas intenções.
O Sr. Leonardo Coimbra teve ensejo de dizer ao colega que nesse momento sobraçava a pasta da Justiça, o que pensava a êste respeito, visto que dia a dia o ensino congreganista estava a desenvolver-se por uma forma ilegal e até assustadora para o país e urgia tomar uma decisão. Entendo que o facto de se ensinar nos colégios o Padre Nosso não prejudica as crianças e muito menos o regime. Pior é a chamada catequese que não precisa de licença.
Não foi pelo facto de se ensinarem padres nossos, que a religião em tempos idos prejudicou a terra portuguesa, dando-se os factos que são conhecidos de todos.
Era intenção honesta do Govêrno pôr o problema em equação, para que, na discussão que houvesse, todos pudessem dizer da sua justiça.
O problema estava para ser considerado por quem de direito, estabelecendo-se esta questão prévia, se era ou não constitucional, se a deliberação tomada na sessão extraordinária era de atender, tanto mais que se tinha produzido um facto novo.