O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

76
Diário da Câmara dos Deputados
sa moção de apoio ao Govêrno, não é exacto.
E tudo o que há de menos verdadeiro o dizer-se que eu me servi dos meus amigos para que essa moção fôsse votada.
De resto, V. Ex.ª já teve ocasião de dizer que isto era «uma carneirada».
Eu aceitei a resolução da Câmara, mas devo dizer com toda a franqueza que preferiria que ela fôsse contrária, porque a estas horas eu estaria mais Sossegado do que estou, e não estaria ouvindo cousas que distam a quem se mantém neste lugar sem vaidade, mas apenas com o desejo de servir o País:
Quando a Câmara entendei, não pela vontade ou pela antipatia do Sr. Álvaro de Castro, mas pelo conhecimento exacto dê todas as circunstâncias da convenção ou das negociações, que devo sair o Ministro das Colónias, êle saïrá muito satisfeito, porque — quem sabe? — pode ser que esteja caminhando erradamente, mas julgando o contrário, pois que vê acima dê tudo os altos interêsses do País.
Tenho dito.
O orador não reviu.
Vozes: — Muito bem, muito bem.
O Sr. Presidente: — A próxima sessão é na terça-feira, 10 de Abril, à hora regimental, com a seguinte ordem de trabalhos:
Antes da ordem do dia:
A mesma da presente sessão.
Ordem do dia:
Pareceres n.ºs 411-(a) ea 411-(b).
Está encerrada a sessão.
Era 1 hora e 10 minutos.
Documentos mandados para a Mesa durante a sessão
Projectos de lei
Do Sr. Júlio Gonçalves, criando há freguesia de Tocha, concelho de Cantanhede, uma assemblea eleitoral.
Para o «Diário do Govêrno».
Dos Srs. Viriato da Fonseca, Carlos de Vasconcelos, José de Magalhães e António Maia, revogando a alínea b) do artigo 4.º do decreto n.º 7:415, de 23 de Março de 1921.
Para o «Diário do Govêrno».
Projecto de lei dos Srs. Viriato da Fonseca e António Maia, alterando as disposições dos decretos de 24 de Agosto de 1848, 5 de Dezembro de 1910 e 24 de Março de 1911.
Para o «Diário do Govêrno».
Proposta de lei dos Srs. Ministros das Finanças e do Trabalho, transferindo de uns para outros capítulos do orçamento do Ministério do Trabalho a quantia de 86. 800$ para pagamento de cotas ao Office International d'Hygiene Publique.
Para o «Diário do Govêrno».
Pareceres
Da comissão de guerra, sôbre o n.º 440-A, que aclara o artigo 59.º do regulamento disciplinar do exército, sôbre generais inspectores.
Imprima-se.
Da comissão de comércio é indústria, sôbre uma petição da Empresa de Cimentos de Leiria, em que pede a isenção de direitos para os maquinismos para a implantação de estabelecimentos industriais, importados depois de 20 de Novembro de 1919.
Para a comissão de finanças.
Da comissão do Orçamento, fixando as despesas do Ministério da Guerra para 1923-1924.
Imprimia-se com a máxima urgência.
Declarações de voto
Declaro que, quando na sessão de ontem se pôs à votação, na generalidade, a proposta do empréstimo, tê-la-ia rejeitado se me encontrasse na sala das sessões.
23 de Março de 1923. — Alberto Xavier.
Para a acta.
Declaro que, se tivesse estado presente na sessão de ontem, teria aprovado na generalidade a proposta de lei do empréstimo.
23 de Março de 1923. — Américo Olavo.
Para a acta.