O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

5
Sessão de 1 de Maio de 1923
godres, S. Pedro do Sul e Pôrto, pedindo melhoria de vencimentos.
Para a Secretaria.
Dos sargentos de artilharia n.º 4 e dos da guarnição de Penafiel, pedindo a discussão e aprovação do parecer n.º 442.
Para a Secretaria.
Do professorado primário dos concelhos de Proença-a-Nova, Ferreira do Zêzere, Gouveia e Avis, pedindo para serem incluídos na melhoria de vencimentos.
Para a Secretaria.
Dos habitantes da freguesia de Dão, Viana do Castelo, da Câmara de Alenquer e da Junta de Paróquia de S. Paio de Melgaço, apoiando as reclamações dos católicos sôbre ensino religioso.
Para a Secretaria.
Representações
De muitos habitantes de Melides, contra a desanexação da península de Tróia, desta freguesia.
Para a comissão de administração pública.
Da Câmara Municipal de Grândola, idêntica à anterior.
Para a comissão de administração pública.
Dos empregados menores do Estado, pedindo alterações ao parecer n.º 470 nos artigos 5.º e 6.º
Para a comissão de finanças.
Duma comissão de professores, pedindo que seja aprovado com alterações, que indica, o projecto de lei do Sr. João Luís Ricardo, que torna obrigatória uma cota descontada no ordenado dos professores para o Instituto do Professorado Primário Oficial Português.
Pára a comissão de instrução primária.
Requerimento
De João Barbeito da Silva, general de reserva, pedindo a anulação ou substituição do § único do artigo 32.º da lei n.º 1:039.
Para a comissão de guerra.
O Sr. Presidente: — Peço a atenção da Câmara.
O Sr. Sá Pereira deseja tratar, em negócio urgente, duma saudação a fazer ao operariado de todo o mundo.
Srs. Deputados que aprovam o negócio urgente, queiram ter a bondade de levantar-se.
Foi aprovada.
O Sr. Sá Pereira: — Sr. Presidente: passando hoje o 1.º de Maio, dia destinado a celebrar as reinvidicações do operariado de todo o mundo, mando para a Mesa a seguinte moção, para a qual requeiro urgência e dispensa do Regimento.
Moção
A Câmara dos Deputados saúda no dia de hoje os trabalhadores de todo o mundo e em especial os que nasceram na terra portuguesa; faz votos por uma maior solidariedade e fraternidade entre os homens e segue na ordem dos trabalhos.
Lisboa, 1 de Maio de 1923. — Sá Pereira.
Foi aprovada a urgência e dispensa do Regimento para a moção do Sr. Sá Pereira.
O Sr. Paulo Cancela de Abreu: — Sr. Presidente: êste lado da Câmara não tem dúvida alguma em sé associar ao voto constante da moção do Sr. Sá Pereira.
Dá-lhe o seu voto, estabelecendo, porém uma restrição: a de que a minoria monárquica, apresentando as suas saudações ao operariado honesto, honrado e trabalhador, salienta bem que é contrária à orientação, ou por outra, à desorganização daqueles operários que, faccionados por doutrinas subversivas, praticam atentados de ordem social que vão precisamente de encontro à igualdade e fraternidade que o Sr. Sá Pereira preconiza na sua moção.
Tenho dito.
O orador não reviu.
O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (António Maria da Silva): — Sr. Presidente: pedi a palavra para, em nome do Govêrno, me associar ao voto proposto pelo Sr. Sá Pereira, tanto mais que o operariado tem prestado rele-