O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

33
Sessão de 4 de Junho de 1923
atacado êste ano o arvoredo da região.
O orador não reviu.
O Sr. Ministro da Agricultura (Fontoura da Costa): — Sr. Presidente: em resposta ao Sr. Baltasar Teixeira, tenho a comunicar que o Ministério da Agricultura já tomou as providências que podia tomar para ver se pode conseguir, não debelar por completo, mas evitar que continue o ataque do burgo.
V. Ex.ªs conhecem certamente ser êste o único processo que poderá adoptar-se. Os insecticidas são inúteis; é impossível debelar completamente o burgo por meio de insecticidas; o único processo é estudar a forma de por meio de insectos destruir outros insectos.
Em Évora está um agrónomo estudando êsse assunto. Estão conhecidas já algumas moscas para destruírem o burgo; resta obter exemplares necessários para que se espalhem pelo país.
Alguma cousa de prático poderá sair do congresso realizado em Espanha, porque os espanhóis alguma cousa têm realizado de prático neste momento.
O orador não reviu.
O Sr. Presidente: — Sessão amanhã às 14 horas.
Ordem do dia a de hoje.
Está encerrada a sessão.
Eram 19 horas e 5 minutos.
Documentos mandados para durante a sessão
Pareceres
Da comissão de negócios estrangeiros, sôbre o n.º 375-D.
Para a comissão de guerra.
Da comissão de administração pública, sob o n.º 453-A.
Para a comissão de guerra.
Da comissão de instrução superior, sob o n.º 444-A.
Para a comissão de instrução secundária.
Da comissão do Regimento, sob o n.º 523-A.
Para a comissão do Orçamento.
Requerimentos
Do Sr. Carlos Pereira, pedindo pelo Ministério do Trabalho, com toda a urgência, cópias dos orçamentos dos hospitais civis de Lisboa, referentes aos últimos cinco anos, e vários outros documentos que com aqueles têm conexão.
Expeça-se.
Requeiro que, pelo Ministério do Trabalho, Direcção Geral de Saúde, me sejam facultadas cópias das reclamações que ao Ministério do Trabalho foram apresentadas por várias pessoas internadas no Hospital do Rêgo a quando dos casos de peste bubónica que se deram em Lisboa, e bem assim dos resultados do inquérito ordenado aos factos apontados pelo referido Ministério, e de que foi encarregado o Director Geral de Saúde.
Lisboa, 4 de Junho de 1923. — Vasco Borges.
Expeça-se.
Requeiro que, pelo Ministério das Finanças, mo seja fornecida a cópia autêntica do depoimento da testemunha Martinho Vieira Talanca, no processo de sindicância feita em Junho de 1922 ao secretário de finanças do concelho de Santa Cruz (Madeira), Fernando da Anunciação Morais.
Requeiro idêntica cópia do depoimento da testemunha Manuel Chícharo no mesmo processo de sindicância.
Sala das Sessões, 4 de Junho de 1923. — O Deputado, Américo Olavo.
Expeça-se.
O REDACTOR — Herculano Nunes.