O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

24 Diário da Câmara dos Deputados

O Sr. Rodrigo Rodrigues, mal chegou a Macau, obedecendo aos bolos intuitos pacíficos que levaram S. Exa. ao Extremo Oriente, e que fizeram convencê-lo de que até hoje só S. Exa. teve a exacta noção da maneira como Portugal tem do viver na China, tirou a companhia de soldados portugueses do seu quartel, no convento, colocando-a numa ilha afastada; tirou também dali o material e pô-lo nos baixos do Palácio do Govêrno, entregou o edifício para o colégio e... inscreveu no orçamento a quantia de 1:300 contos para a compra dum novo edifício a ofertar ainda em duplicado para o mesmo colégio.

Será isto defender os interêsses da colónia? É possível. Para mim, porém, parece-me que é olhá-los com muita despreocupação.

Quando o Sr. Rodrigo Rodrigues entrou na colónia, por apresentação do Sr. Rodrigues Gaspar, eu tivera o prazer de ter, em longas conferências, oportunidade do dizer a S. Exa. o que pensava sôbre os problemas de Macau, o lembro-mo muito bom de queime disseque dois, principalmente, havia para preocupar quem fôsse seguir aquela administração, ambos de longa execução, e que eram: um o problema financeiro da colónia, outro o da exploração do pôrto.

Eram os dois capitais problemas de que S. Exa. tinha de se ocupar.

A forma como entendeu resolver o problema financeiro, V. Exas. estão vendo como foi.

Agora vou entrar num outro ponto da administração financeira, e, ao entrar nêle, quero repetir mais uma vez que, ao contrário do que mo parece que S. Exa. pretendeu, com palavras que tam directamente me dirigiu, lançar sôbre mim, homem de bem, a suspeita de que no problema do ópio deixei de ser êsse homem de bem...

O Sr. Rodrigo Rodrigues (interrompendo). - Devo dizer a V. Exa. que mantenho sempre a mesma opinião sôbre a sua honorabilidade.

O Orador: - Muito obrigado a V. Exa. por essa explicação, a qual desfaz a impressão desagradabilíssima que há bocado me ficou das palavras que então proferiu.

O Sr. Rodrigo Rodrigues, apesar do que eu vou comunicar à Câmara, é sempre para mim o mesmo homem de bem. Di-lo o seu passado. Mas há mais. S. Exa. veio de Macau, respeitado pela comunidade chinesa. E isso é um sintoma de muita significação.

S. Exa. referiu-se a uns documentos brilhantes que trouxe do seu governo, a umas mensagens em sêda, que foram dirigidas ao Govêrno, das quais S. Exa. foi portador, e que estão, se não me engano, no Senado.

Pois eu direi: na minha casa, a qual V. Exas. muito me honrarão dignando-se visitá-la, há também duas mensagens dessa natureza. E não podem lá existir mais porque na minha família só houve deis governadores do Macau: meu pai e eu. A que me foi endereçada tem para mim uns dizeres que dão realmente muita satisfação a um homem. São estas palavras o seu tema principal: "Governador honesto, felicidade dos povos".

Pois bem, eu também considero o Sr. Rodrigo Rodrigues um homem honesto.

Mas em matéria de administração financeira, S. Exa. errou. Não tenho dúvida alguma que errou.

O Sr. Rodrigo Rodrigues referiu-se a um a alteração por mim autorizada num contrato de arrematação de ópio, de que resultou uma redução da respectiva renda, não podendo precisar o quantum dessa redução por não lhe lembrar.

Eu lembro-me perfeitamente.

O quantum de tal redução é de 800:000 patacas, anualmente.

O exclusivo estava arrematado por 3:950.000 patacas.

Alegando várias causas, o arrematante fez sucessivos pedidos para que fôsse feita uma redução.

O Govêrno da colónia indeferiu sempre todos êsses pedidos.

Surge, porém, um momento, em que pelo consulado de Portugal em Hong-Kong é comunicado que houvera troca de telegramas, por intermédio dêsse consulado, a pedido do arrematante em questão, com o consulado em S. Thiago do Chili, a sabor se estava ou não estava proibida a importação do ópio no Chili.

A resposta fora afirmativa.

Então o cônsul, aterrado com êsso facto, visto que o Chili constituía o único