O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 26 de Janeiro de 1921

23

feito e não perfèctível, que, em si, fecham o0 ciclo da vida experimental, da comunicação e do convívio!

Liberdade, Igualdade e Fraternidade, três palavras, três relâmpagos sulcando o espaço das almas! , .' \ . _.-,..

Palavras, conceitos, condensações' de juízos, de juízos, de existência e valor, , isto é, de actos da própria vida do pensamento construtivo.

Liberdade! , /

A liberdade transcendente^ a religiosa liberdade de unirmos e aumentarmos sem fim as relações das almas. . .

A liberdade política, isto é, a correcção social às indiferenças duma natureza igno1 rante da vida superior do Espírito, qiie se insinuou nos interstícios do necessita-rismo biológico.

A Liberdade é sempre de ordem social; no infinito porque somos pontos de convergência de cósmicas ^relações totalizan-tes, na sociedade humana porque, por ela, podemos sobrepor a um desigual condicionalismo orgânico, um idêntico" condicionalismo social. • Igualdade! '

Iguais na humildade das relações que nos tornam e constituem a própria essência de nossas almas.

O homem é como a aranha dourada que prendeu fios a todos os astros do In-fiaito e ao longo desses fios correm rios de luz que se cruzam e condensam em luminoso corpo central.

Cortai as relações cósmicas e de pronto o corpo desaparecerá à míngua do ouro sideral, que em rios de luz se derramava.

Igualdade política: a mesma origem oferecida ao mérito das liberdades para que partam do melhor e mais alto plano que é possível no seu momento histórico, e assim maior altitude atinja o rumor de asas péla amplidão.

Fraternidade: chuva dulcíssima 'de amor, oferecendo a todas as sedes o amor de todas as almas, a Unidade talhada em coração, espalhando o sangue da vida pelos mais afastados membros do.corpo social..

Liberdade, igualdade e fraternidade: o próprio espírito dramático dó compreensão e novidade, inventando, comunicando, acrescendo a beleza de cada um pela sim- , patia comunicativa dos outros, alargando, ampliando abraços, encerrando-se no fra-.terno abraço da grande Unidade divinal

Postulados de acção,, pontos eminentes do Caminho, fogos sobre"as Montanhas, esperançando as almas, polarizando os corações para o rumo do Futuro, 14, ao longe, para o lume de todos os fogos, para o culto e insaciável coração da Jus-ííça!

Ah! Se eu tivesse palavras chamas, vozes incêndio, que queimassem, o corpo in-" combustível do ar, eu havia de erguer a figura, que meus olhos espirituais visionam, em puro fogo de Amor, que aquecesse as almas e fizesse o degelo desta Democracia ancilozada! .

Para o futuro, para â beleza duma Aurora a'despontar, no presente, no íntimo mais puro de nossas almas apreendamos a luminosa' figura incoercível, duma Liberdade que se nos quere apagar sob as pedras do. Caminho. e pela imperícia do nosso amor inábil.

A. luz desta. Tradição \os homens de 1820 aparecem como obreiros duma grande obra humana, insinuando nas chagas da Pátria, para que a curem e renovem, o sangue estuante, fresco e juvenil da grande corrente de vida humana que chega. - -

Apagam negros vestígios do pasmado, ainda em suas leis tem de aparecer a delimitação da responsabilidade criminal à pessoa do criminoso, humanizam o direito, e, como a Bévolução Francesa^ confundindo o ponto de vista lógico com a realidade experimental, tpmam as teadêo-cias implícitas da evolução social como torças originárias dessa evolução.

O cândido entusiasmo com que falam do novo pacto social, ao mesmo tempo que mostra a ingenuidade da sua sociologia, revela o querer implícito da razão experimental, afirmando-se fremente de novos desejos e audácias. . ê Sempre que a 'humanidade é em crise de crescimento, as forças renovadoras escondem com suas ondas a bruta penedia do.realismo social: é o anti-historicismo, é .o esquecimento preciso ao correr das novas fontes, ao circular da nova seiva propulsora.