O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário da&

secundárias, desvios ou pausas, é o caminhar da Raz&oc experimental, da, construção metodológica, que é a vida democrática das sociedades, que é o aproximar cJiim Futuro de Justiça ^ob a grande unidade, a vira unidade do Trabalho.'

Eles chamavam Deus para testemunha dos seus gran4es actos "sociais. .

A vontade social ia nianifest;àr-se nas eíeiç.ões; eles as mandavam iniciar por uma missa, solenidade religiosa, pondo o •' sagrado do dever -social de" guarda ao parlamentarismo.

A degradação da instituição. Deus substituída pelo cacique, .só revelam a distância a que ás consciências ainda vi «'em das grandes categorias do pensamento experimental,

j Um graíjde movimento vindo dos trabalhadores dectodo,,o mundo traz eni seu ritmo as pulsações dum, liovo coração, uma nova morai se aprpxinia. Que se • humanize, que nada do que é humano lhe fique desconhecido, que se embeba e penetre de toda a experiência de dof e desgraça, esperança e justiça, e as multidões que chegam serão a própria humanidade abrindo os olhos da nova Razão., abrindo ' os braços dum novo Amor! ~

As multidões chegam, elas vêm dos longes da história, cantando a Epopeia do Trabalho.

É uma voz lenta, sombria e vagarosa como gemido dum mar longínquo.

E sobe, aproxima-se, cresce; O canto inunda, avoluma.e todo o rumor do Espaço é a voz desse, colosso que levantou as cidades, desviou os rios, separou.ou juntou os mares e deixara~à entrada do .,' Deserto e dos séculos, interrogadora e scismática, a face misterioso, da Esfinge. Carregado das maldições dos escravos, dos servos, dos milhões de miseráveis, que, sob o chicote dos senhores, ergue- * ram muralhas, cidades, templos, ele caminhar para o Sol e é cada vez mais róseo o manto que o veste.

Se o jnotivò -,da evolução social, se. a forma da solidariedade depende da divisão do trabalho, ó claro que, dum certo modo,-a •evolução social é o progresso da própria vida do trabalho.

E, como a diferenciação spcial, foi acQmpahhada da passagem da razão afectiva- para a razão experimental,, também ô trabalho passou

primitiva, por particulari-smos esporádicos, ' para a generalização abstracta da Razão lógica, forma do máximo indivt-dnajismo ouo é o liberalismo económico, e tende para a vida da razão experimenta] que do vez o integre, rico da experiência anterior, na plena consciência da .sua .função social.

. De forma que" podemos dizer que ó .hoje o trabalho a única categoria social que possa receber o acordo de todas as à4rnasj. porque nele se apresenta o próprio espírito da razão exj5erimentaÍ} a própria vida do pensamento metocfológico- ou construtivo.

O trabalho ó sempre experiência é., se pensar ó actualizar movimentos, o pensa-. mento completo é um trabalho cerebral oculto entre dois extremos de trabalho motor, externo-.o bem visiveJ.

Pode acontecer, pois, que momentaneamente o, trabalho, imperando como q nica categoria social, se imponha do lado dos que .apenas conhecem os dois extremos bem visiVeis da vida do pensamento.

E assim ó que -da Rússia nos consta que "o trabalho intelectual não conquistou ainda a atenção bastante a marcar:lhe o seu legítimo lugar.

JSTão é, no emtanto, caso para admirações exageradas, porque muitas vezes se tem cometido o mesmo erro.

É, de resto, entre dois exageros, quo aparece sempre essa questão do trabalho manual o intelectual. .'

Cortai a uma corrente do -pensam ento--acção a parte cerebral, o wòvinicnto pára inutilizado; mas cortai a um cérebro as suas relações com os movimentos que iniciam aquela corrente ou com os movimentos ,que a terminam e tereis a pronta ini-beciíidftde ou a imediata loucura.

Porque ^ssim "é, é que P trabalho é, com eíeito, .a própria vida da Razão experimental porque es-ía e a grande cer-rente — pensamento — acção de.que falávamos, ...•'..-'

A Scíêiicia ó como un^. cérebvo que pusesse entre o movimento inicial e final a demora bastante a uma composição, decomposição e recomposição dos movimentos d^s universais relações com o todo.