O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

8

nir,tro mais cedo tivesse sobraçado a pastei do Comércio, mais cedo ela teria, acabado.

iL mais uma homenagem que eu quero prestar ao talento de S. Ex.;t

Disse S. Ex/ e explicou a razão por que o pessoal do Minho e Douro teve um tratamento diferente do pessoal do Sul e Sueste. Sob o ponto de vista legal a diferença está plenamente justificada, sob o ponto de vista ferroviário é que o assunto não tem fácil explicação. A classe ferroviária tem a sua psicologia e a sua moral, e não compreendo que haja para eles tratamentos diferentes. Estou cê "to de que S. Ex.a também resolverá essa dificuldade. É possível que no tratamento com os do Sul e Sueste houvesse militarismo a mais do que devia haver. Eu sou militar, mas reconheço que houve ali militarismo a méis.

O Sr. Ministro leu ali várias penas de demissão absolutamente justificadas, mas eu tenho conhecimento dontros casos que de modo algum são justificados. Há p-^s-soal competente que está afastado por perseguições e intrigas. O Sul e Sueste é fértil em intrigas. Fica V. Ex.a prevenido, porque quando há bocado me re:':iri ao caso do recurso é porque antevia a possibilidade Je ter de. recorrer para S. Ex.!l, e visto S. Ex.a estar disposto a encarar o problema, bom será que entre a valer na administração do Sul e Sueste, porque tem ali muito que ver.

Pedi tambêro a palavra para chamar a atenção de S. Ex.a para u forma como foram distribuídas as verbas para reparação de estradas. Vou referir-zne, por exemplo, ao distrito de Leiria.

Este distrito tem as suas estradas cc:a-pletamente intransitáveis. (Apoiados). Xuo se faz hoje a t>ua reparação com um milhar de contos.

O director cãs obras públicas de Leiria fez. como todos os outros, a sua proposta anual de distribuição de fundos, creio qoe 4.000$ ou 5.0000. Pois eu posso garantir h Câmara, por informações que possuo de pessoas que me merecem a m dor consideração, quo para o círcuLo eleitoral de Alcobaça foram distribuídos 17.500?$, e para o circulo eleitoral de Leiria foram distribuídos 1.000?$'.

O círculo eleitoral de Leiria tem ^:3õO,3 quilómetros qeadrados e 166:583 alnuis,

Diái w das Sessões do Senado

e o círculo eleitoral de Alcobaça 1:061,5 quilómetros quadrados e 96:049 almas.

Or.i isto é qualquer cousa de muito gravo, e, contudo, houve um Ministro que íi sancionou.

Isto serve para mostrar que os Ministros praticam muitas vezes erros que são quási irreparáveis, e per isso eu permito--me chamar a atenção do Sr. Ministro do Comércio para o caso que citei, mas antecipadamente certo de que outros semelhantes se não repetirão, pois tenho uma confiança das mais plenas no talento o sr.ber de 5. Ex.a

Ainda para um outro assunto desejo charr.iir a atenção do Sr. Ministro do Co mércio.

Há meses pedi ao antecessor de S. Ex.a que olhasse, com olhos carinhosos, para o castelo de Leiria, pois se trata duma relíquia •& que se devo lodo o respeito, mas que, apesar disso, se encontra quási em^ completa ruína.

Esse seu antecessor prometeu que ia dar as suas providências, para evilar a destruição dessa relíquia, mas nada fez, G, nestas condições, eu renovo o meu pedido ao actual Ministro do Comércio.

Aproveitando o estar no uso da palavra, quero também referir-mo ao problema ferroviário, que poderá, em parte, resolv?r o problema da viação do distrito.

Refiro-me ao caminho de ferro do Se-til a Peniche, que foi posto a concurso, cujo "orazo terminou em 11 de Novembro do corrente ano.

Não concordo com esta forma de re-so-ver o problema. A rainha opinião seria que o Estado estudasse a questão, para o que se encarregaria uma repartição de estudar o problema ferroviário oficial, entre o Mondego e o Tejo, opinião com que concordava o Sr. Erneslb Navarro, quando Ministro do Comércio.

Não mereceu esta opinião a atenção que devia da outra Câmara, por julgar que se tratava de mais uma tribuneca.