O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

28

Diário das Sessões do Senade

nhã tinhíim-na igualmente todos aqueles que ine rodeavam, e por isso eu n£ío hesitei em qcc se levasse o empreendimento por diante."

Eu não podia prever que o nosso descalabro financeiro havia de chegar a este ponto; eu não podia prever que as medidas apresentadas ao Congresso por mais duma vez para tentar regularizar a nossa situação íinanceira, isto é, recorrendo aos impostos e a empréstimos externos, resultassem estéreis; eu não podia prever que a nossa situação económica se modificasse para mal, se exagerasse da maneira que se exagerou.

Eii estou fazendo considerações que talvez não devesse fazer, porque não vêm bsm a propósito da gtsneralidade desta proposta, mas se o faço é para mostrar bera à Câmara como nós estávamos então convencidos de que a nossa situação melhoraria, e que havia o propósito firme c decidido de fazer as mais estritas economias, modificando as cousas para melhor.

A verdade porém é que a nossa situação se agravou duma maneira assustadora, que temos ura dejic.it pavoroso, e que eu não vejo, embora o nosso ilustre colega Sr. Lobo Alves pense o contrário e seja bastante optimista, possibilidade de vermos tam cedo desanuviada a nossa situação, e possibilidade de extinguir este déficit pavoroso que nos esmaga.

Por isso pedi a palavra para fazer estas considerações.

Se não vi todos os inconvenientes por não possuir a Iucide2; de S. Ex.a em questões financeiras, vi contudo o bastante para ver que havia inconvenientes, singularmente atenuados pela vantagem da criação de novas indústrias,

Eis o que tenho a dizer.

O Sr. Presidente:—A próxima sessão é amanhã, 13, à hora regimental, com a mesma ordem do dia.

Está encerrada a sessão.

Eram 19 f t oras.