O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

10

Diário das Sessões do Senado—Apêndice

Discurso proferido na sessão n.n D.", et íC c'e ftlíío cê 1921, e agora integralmente publicado

O Sr. Celestino de Almeida:—Sr. Presidente: usar da palavra .na generalidade de uni projecto desta ordem, o logo CMII seguida a dois ilustres membros da cernis-Silo de guerra terem falado, pode se: considerado cíoio ousadia; não o é, porém, Sr.. Preslãeute.

È simplesmente o cumprira. >3_ito de i.m dever tomado para comigo próprio. As considerações de ordem gorai, jeitas pelo ilustre Senador Sr. Alberto da Silvei "a: a respeito ao que deva ser o nossoc-xémto, estilo no espírito de toda a Câmara.

Simplesmente seria difícil apresentar esse potro de vista com a clareza com que S. Ex.£ o apresentou.

<_ com='com' que='que' a='a' de='de' tag0:_='di:_' íeitls='íeitls' todas='todas' dizer='dizer' sobre='sobre' quero='quero' por='por' as='as' esteja='esteja' isto='isto' entrada='entrada' ex.u='ex.u' considerações='considerações' não='não' s.='s.' acordo='acordo' _..eu='_..eu' xmlns:tag0='urn:x-prefix:di'> milicianos para o exército?

Não, e daqui a pouco direi porquê,

Por octro lado, nas considerações feitas pelo ilustre relator Sr. Abel Hipóli':o, a, ponderação, o cuidado, a intençác do tanto quanto possível resolver os cusos c melhor possível, sem ferir interesses, são pela maneira calma e serena por que foram apresentados e pela comn stência de quem. as apresentou, muito para serem tomados em atenção.

Não é sob o aspecto " essencialmente técnico que pretendo ocupar-mo deste projecto de lei, ao apreciá-lo na sua generalidade.

Tem o projecto de lei aspectos cie ordem moral e social, conjuntamente com o seu carácter técnico, que merecerão especialmente a minha atenção, e b á que encará-los, pois que a sua repercussão moral e social tem de ser-apreciada, para com mtoira, com toda a justiça, seja resolvida a cnamada «questão dos milicianos», a meu ver anda ligada essencialmente à republicanização do exército»

E por isso que eu, por assim dizer co-lateraknente, procurarei ocupar-me na generalidades deste projecto de lei, visto que se trata duma proposta de lei vinca as, Câmara dos Deputados e baseada essencialmente numa proposta de lei ministerial, apresentada na mesma Câmara.

Sr. Presidente : principiarei por dizer que a oportunidade para se tratar d6ste importante assunto, a verdadeira oportunidade deu-se quando pela primeira vez foi apresentado aqui, no Senado, um projecto de lei do Sr. Mendes dos lieis.

Então, Sr. Presidente, figurou ele numa df.s ordens do dia,'desta casa do Congresso, insisto com a maior oportunidade, o despertando o maior interesso a todo o Senado, o interesse que ele realmente merecia.

Foi por isso, Sr. Presidente, que no Senado, fora do que costuma dar-so nas suas comissões, onde em geral os assuntos pouco demoram, a sua comissão de guerra levou a ocupar-se dele cerca de trtís a quatro semanas.

Neste intervalo, o Sr. Ministro da Guerra, de então, o Sr. Helder Ribeiro, apresentara na Câmara dos Deputados, uma proposta do lei sobre o mesmo assunto e, ao comparecer aqui, quando o Senodo se ia ocupar da questão, alvitrou que se aguardasse a resolução da Granara dos Deputados, sobro a sua proposta de lei, a tlm de serem conjuntamente apreciadas.

Fui então de opinião que o Senado devia tratar do assunto, independentemente da proposta de lei apresentada na Câmara dos Deputados, pelo Sr. Ministro da Guerra, e, e:.n reforço dessa opinião, aduzi os argumentos que entendi.

Não vingou, porém, a minha opinião, em vista de existir uma opinião contrária por parte da maioria desta Câmara.

Desculpe V. Ex.a e o Senado a impertinência da minha maneira de pensar, mas ainda hoje entendo que então era de extrema necessidade e oportunidade que a questão fosse logo versada no Senado, e que inconveniente foi que assim não tivesse sucedido.

Se assim se tivesse procedido, tcr-so--:am evitado grandes males para o país, profundos males para o exército e para a sua disciplina, a mais de se ter evitado altos prejuízos para a República.