O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado — Apêndice

quom ele- fora confiada, se a memória me não falha e nela posso coniar, doa-se o caso impressionante, de que o nu 111 oro de alunos que provaram a siia manutenção dentro do regime,- e 'da B aã decie:icao pela Eepública, o que lhes permitia a readmissão' na Escola, foi de duzentos e tantos, quando ninguém-* igKorav*;, nem ignara. qi:o apenas cerca de uns quarenta aíu.:ios S3 tinham posto ao-LiIo da Eepú-blica pira a defenderem,-ao passo íjus os restair:es haviam tomado- f, titule formal de icdVc-rença ou. hostilidade.

Xio envolve a minha observação a mais inslgmicante alusão de desprimcr pr.ra os cncíirregádos de proceder à riadmis-são 'dos alunos,' a cujas a inor parto dos coríitieauos e outros elementos do- confirmarão < .o aiei-ção ao regime aprostintacbs peL-us interessados, dovem ter sido feitos polc^ res-peciivcs abonadores.

N"ilo podiam; os readmissore^. lazer outra cousa em face doslu.TtiiicT.dõ? de 1;o'dt. i", ordem e de acatciri.uto-í.á instituições que se passaram' a"- ò^ses c«-,v.idida-xos à E?cola do Guerra, suuilo aceitá-los como 03JS. • " •

O rr.e não louvo, 'Sr.' Presidente, ó a leviandaàe -e a facilidade CCLL que 3u n assaram tais'certificados.

. Xao IDQVO e antes cohceuo; c afirmo a V. iix.u é ao Senado qi:o neniium ou passei. " ; '

Toilos sabem- como'ã'(\iestac qi^e se debate' apaixonou uma grande corrente "àa. opbião^ pública. É"pròcÍ50'não esquecer c U9 ial questão-, que .uje criou dificuldades de toda "a ordem r,c ilus'.re relator d.:/ projecto, não-as criaria se tivesse sido rsáoiyida na ocasião oportuiia.

Ê C; cê a ingressão''no"cí;.,;r cif o", de que nos - estamos ocupando, era uti,\ cousa bem .diferente 'da-'ingressão p-rejadicirJi'.-?-sima c u e se estafada fá-zcr pôr ;:o

aos indivíduos reconhecidamente afectos ao redime.

Estamos falando depois de promulgada a lei da amnistia e por isso, por respeito a esí;a lei e com viva satisfação, as observações que eu tinha a produzir relativamente ao exército, ao que ele é ô ao que ele deveria ser, incluindo o aspecto da sua republicanizaeão,—julgo as deslocadas e inoportunas.

Tenho pena, porque no Senado.já'fiz referência ao adiamento constante da discussão desta questão que foi sempre ur-gento, que chegou a estar na ordem do dia não sei quantas vezes na Câmara dos Depu:ados, e que afinal foi por assim dizer votada sem discussão num determinado momento.

Eu .ião vou aqui aduzir provas, não vou aoui aduzir exemplos, eu não posso entrar em minuciosos detalhes. Falo no Senado da República, falo no meio do homens ilustres e de homens ponderados, de' hínnens que conaccem as cousas do seu país e que conhecem a situação política Io seu puís; eu peço a V. Ex.a e a cada um dos Srs. Senadores para que olhai:-Io bom para o fundo da sua consciência o inquirindo do que lá está a este respeito rne digam se a questão dos milicianos houvesse sido resolvida na oportu-uidalo devida, que era iogo que ola foi levantada, se não se teriam evitado grandes intrauqúilidades para o país, grandes intranqúiíidadcs para todos nós, e se não se teriam evitado situações políticas por vezes aflitivas e por vezes inconvenientes e prejudiciais ao próprio regime. - Nada, por assim dizer, tenho dito nesta já minha longa exposição sobre o quo realmente deveria dizer, mas que eu coni certeza teria dito se esta questão tivesse sido tratada na devida oportunidade.

O que eu dis?e foi apenas o quo eu repute!, essencial de dizer, e porque se o não dissesse ficaria desassossegado comigo próprio.

N .Io tendo ou o propósito nem de demorar a discussão de um assunto que por todos os motivos importa resolver, nem por outro lado influir, pela minha maneira pessoal de pensar, na decisão que por-ventuva o Senado venha a tomar sobre a proposta em discussão, eu vou cessar as minhas considerações quási por onde comecei.