O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 29 de Abril de 1921*

21

vão ter amanhã em Londres, as negociações serão orientadas de maneira a que,, entre a Alemanha e os aliados, se estabeleça o acordo.

Se, pelo contrário, esse acordo se não estabelecer, nós não poderemos restabelecer as nossas relações, e temos de aguardar o futuro, de que a Alemanha era também grande consumidora e. simultaneamente, poderemos fazer reviver a exportação alemã para o nosso país, de forma a beneficiar a situação económica de Portugal.

Tudo depende da Alemanha se dispor a pagar as indemnizações.

Se, nessa ocasião, eu estiver gerindo esta pasta, pode "o ilustre Senador contar com o meu bom desejo de contribuir para que os ananases dos Açores tenham fácil colocação na Alemanha.

O Sr. Rodrigo Cabral:—Agradeço ao Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros a maneira atenciosa com que respondeu às minhas considerações, e a promessa que faz de atender ao meu pedido.

Farei sciente às autoridades do distrito de Ponta Delgada a boa vontade de S. Ex.a em levar o caso a bom caminho.

O Sr. Gaspar de Lemos:—Não se realizando já no Senado sessão alguma, antes do dia 3 > de Maio, era que o Brasil festeja o seu descobrimento, proponho que esta Carneira envie nesse dia um telegrama do saudação ao Senado Brasileiro. (Apoiados).

O Sr. Ministro dos Negócios Estrangeiros (Domingos Leite Pereira):—Por parte do Governo, com todo o prazer, me associo à proposta de saiidaçáo feita pelo Sr. Gaspar de Lemos, a dirigir ao Senado Brasileiro por motivo da realização da festa do descobrimento do Brasil por Pedro Alvares Cabral, tanto mais que se trata de um grande vulto português, cuja glória e memória todos devemos respeitar e engrandecer.

Posta à votação a proposta, é aprovada por unanimidade.

O Sr. Presidente:—A próxima sessão será na quarta-feira, à hora regimental, com a seguinte ordem do dia:

Projectos n.os 694, 316 e 825.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 26 minutos.