O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 11 de Maio de 1921

15

eu conto o episódio dôle ser acusado no Porto de ter morto um estrangeiro, facto que não desmentia, porque, dizia ele: «convém que me julguem capaz de matar um homem».

(Risos).

O orador não reviu.

O Sr. Presidente do Ministério e Ministro do Interior (Bernardino Machado): — O parecer a que se referiu o Sr. Senador não foi aceito pelo Ministro.

Portanto S. Ex.a pode estar tranquilo a este respeito.

E agora é preciso que eu faça justiça ao Sr. Senador.

Eu realmente exprimi o meu sentimento de admiração à memória de Eodrigues Sampaio.

A sua obra, tem-na continuado a Ee-pública, que tem seguido nos princípios de descentralização, como se vê nas instituições locais cuja autonomia é completa.

O que estamos, é a sofrer ainda um período desastroso da nossa história recente, em que foi possível atentar-se contra todas as liberdades .públicas.

Essa transformação do nosso código de instrução primária operou-se com um homem que noutros tempos tinha sido nosso companheiro na propaganda.

Mas não falo nesse ou noutro diploma, falo no espírito geral que tem orientado a obra administrativa feita pelo regime.

Temos hoje um código, que a muitos respeitos sobreleva a obra de Sampaio.

Ficaram as corporações, locais fora da acção do Poder Executivo, o que foi obra da República.

E preciso nSo só codificar, mas completar caminhando-se para a organização regioiialista, e assim realizando aquilo

que foi unia aspiração da nossa propaganda.

Neste ponto muito temos ainda que fazer, pois estamos irferiores às nações mais adiantadas.

Contudo, espero com o tempo poder fazer mais alguma cousa.

O orador não reviu.

E aprovada a proposta do Sr. Pereira Osório afim de que o Sr. Herculano Galhardo preencha na comissão dos negócios estrangeiros a vaga deixada pelo Sr. Ser-nardino Machado.

E aprovado o requerimento do Sr. Júlio Ribeiro para que f que para a sessão ^seguinte a discussão do projecto marcado na ordem do dia de hoje, visto não estar o Sr. Ministro das Finanças, cuja presença é indispensável.

O Sr. Vicente Ramos: — Desejava fazer umas observações na presença do Sr. Ministro da Agricultura, mas S. Ex.a retirou-se. A presença do Sr. Presidente do Ministério também desejava aproveitar, mas S. Ex.a também não está na ocasião..

Pedia portanto a V. Ex.a que me reservasse a palavra para quando estiver presente qualquer dos dois.

O Sr. Dias Pereira:—Envio um projecto sobre automóveis do Estado e um requerimento pedindo pelos diferentes ministérios cópia das despesas desses ministérios com automóveis.

O Sr. Presidente:—A próxima sessão é amanhã, à hora regimental, com a seguinte ordem do dia: propostas n.os 785, 817, 827, 835 e 776.

Está levantada a sessão.

Eram 18 horas.