O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Sessão de 30 de Julho de 1924

23

cativo pode fazer é permitir que façain examo$ em Outubro todos os que não puderem fazer na primeira época.

É este o estado em que se encontra a questão, e entendo que, tendo resolvido o caso da forma como a resolvi, atendi cios interesses dos alunos e do ensino o a uma questão gravíssima do ordem disciplinar, que se estava criando no Porto.

Sr. Presidente: para esta questão disciplinar determinei que seguisse para o Porto um sindicante, para no mais curto prazo de tempo dar por concluído este processo, que não causa boa impressão a todos aqueles que conhecem os graves incidentes de Novembro do ano passado, que se deram no Porto.

Sr. Presidente: entendi que devia íiten-der à situação dos alunos, -mas não pude fazer mais do que fiz, tendo respondido a uma representação dos estudantes nos termos que acabo de expor à Câmara.

No émtanto, a Câmara resolverá como entender.

O orador não reviu.

O Sr. Procópio de Freitas :— Sr. Presidente : pedi a palavra para agradecer ao Sr. Ministro do Comércio as palavras por

S. Ex.a proferidas, mostrando a sua boa vontade em servir não só o povo da Ilha de Porto Santo, como também os alunos do Instituto Industrial do Porto.

.Comunicarei ao povo de Porto Santo as palavras que S. Ex.a acaba de pronunciar e estou certo que, desde o momento que seja montado no Funchal o posto de' telegrafia sem fios do Ministério da Marinha, será montado na Ilha do Porto Santo o posto que actualmente está naquela cidade, vendo assim os habitantes daquela ilha realizada uma das justas aspirações que há muito tempo têm', que é possuir a sua ilha comunicações telegráficas.

Sobre o pedido dos alunos do Instituto Industrial do Porto é justo dizer-se que na verdade o Sr. Ministro do Comércio tem atendido o mais possível os pedidos desses alunos.

Tenho dito.

O Sr. Presidente:— A próxima sessão é na sexta-feira, dia l de Agosto, à hora regimental.

Para a ordem do dia são dados os projectos que não foram discutidos hoje.

Está encerrada a sessão.

Eram 18 horas e 35 minutos.