O texto apresentado é obtido de forma automática, não levando em conta elementos gráficos e podendo conter erros. Se encontrar algum erro, por favor informe os serviços através da página de contactos.
Não foi possivel carregar a página pretendida. Reportar Erro

Diário das Sessões do Senado

propriedade agrícola com este -valor, e quem tem ainda à sua disposição verbas orçamentais que vão à proximidade duns 400 contos, parece-me que podia estar numa absoluta independência, podia viver sem vir pedir aos orçamentos do Estado a mínima verba, sem vir pedir aos Ministros da Agricultura, continuamente, verbas suplementares, porque aquelas que figuram no orçamento, por virtude de circunstâncias ocasionais, são insuficientes.

Ainda um outro defeito desta estação nacional agronómica: é que sendo uma exploração essencialmente agrícola, ela é dirigida e administrada por veterinários, que poderão ser, e são, pessoas inteligentes, pessoas altamente competentes na sua missão de médicos veterinários, mas que não podem administrar convenientemente, e nisto não vai qualquer censura. Não é o seu metier; não se lhe pode exigir a competência para administrar uma propriedade agrícola tam grande como esta^

«jQual o resultado que isto dá?'E que são, por assim dizer, directores da exploração, não os directores da Estação Nacional Agronómica, mas os subalternos, os regentes agrícolas, e muitas, vezes os directores, por orgulho e' amor próprio, não concordam com as deliberações desses regentes agrícolas, dando em resultado vir logo o amuo ao regente agrícola; outras vezes não querem mostrar a sua inferioridade perante os seus.subordinados, chega-se a este resultado: nas, amuados, nada fazem; outros, receosos, nada fazem, dando isto em resultado haver uma produção inferior àquela que devia haver, com a qualidade da propriedade* a que acabo de me referir.

Sr. Presidente : também em tempo pedi aqui para que me fossem fornecidos, por diferentes Ministérios, esclarecimentos sobre gado bovino e leiteiro nos diferentes - estabelecimentos do Estado; um desses estabelecimentos era a Estação Zootécnica Nacional.

Como de costume, esses esclarecimentos não me foram enviados. Insisti pela sua remessa, e foi-me dito que já tinham sido enviados à Direcção Geral. Fui à Direcção Geral, e ali disseram-me que nada havia. Emfim, insisti duas ou, três vezes, e nada consegui. Por fim resolvi não pedir mais documentos; pedi para

ver os assuntos na origem, e fui propriamente à Estação Nacional Zootécnica estudar o assunto.

Colhi elementos interessantíssimos que vou expor ao Sr. Ministro da Agricultura e ao Senado, e S. Ex.a e o Senado verão que a administração agrícola corre parelhas com a administração das vacas leiteiras e bem explica as dificuldades com que esse estabelecimento do Estado luta.

Os apontamentos que então colhi não foram extraídos da escrituração exclusivamente por mim; foram tirados de todos os documentos ditados pelo próprio encarregado da escrituração.

Como o meu objectivo era saber a economia da produção do leite, principalmente, eu pedi a nota de todas as despesas com vacas leiteiras, seus tratadores, o que elas comiam, o que se gastava com médicos, etc., etc., e fui colher a nota do leite produzido e do preço por que ele era vendido nessa ocasião.

Naturalmente, dividindo a quantidade o a a importância gasta nas vacas pelo número de litros de leite eu teria obtido o preço porque ficou o leite.

Fiz isso em diversos anos e em 1917— 1918, nos bons tempos em que o litro de leite na província ainda corria ao preço médio de 63 réis e 4 décimos, tempos saudosos que não sei só voltarão.

Ora, Sr» Presidente, se a exploração agrícola for administrada por esta forma, não nos podemos admirar das condições' ou das dificuldades em que vive continuamente aquela estação zootécnica.

Ora V. Ex.? e a Câmara hão-de desculpar que eu nesta altura enxerte um assunto que vem a propósito e que poderá submeter-se à consideração do Sr. Ministro da Agricultura.

Tenho sempre receio em tratar deste assunto, visto que se encontram em jogo duas classes que devem ser amigas e devem estar ligadas para zelarem pela riqueza agrária do país.

Suponho que é o momento de manifestar bem expressamente o meu modo de ver. A exploração zootécnica dos animais deve incumbir de preferência aos.agrónomos, e aos veterinários deve incumbir o tratamento da saúde dos animais.